Podas na avenida Marcos Konder são para o transplante de árvores
Poda para o procedimento de transplante chamou atenção de quem passou
João Batista [editores@diarinho.com.br]
As obras de reurbanização da avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, já transplantaram seis árvores do canteiro central. Elas foram transferidas para o trecho do entroncamento com a rua João Bauer. Na segunda-feira, chegaram outras 27 árvores que serão plantadas ao longo da via. Entre as espécies estão ipês, pau-ferro e jacarandá-mimoso.
O secretário de Urbanismo, Auri Pavoni, explica que os trabalhos estão seguindo o paisagismo do projeto. A avenida Marcos Konder
O secretário de Urbanismo, Auri Pavoni, explica que os trabalhos estão seguindo o paisagismo do projeto. A avenida Marcos Konder tem 129 árvores, 83 delas no canteiro central, entre as quais 40 são previstas para serem transplantadas. A preparação para o transplante começou em maio. Em junho, pés de jacarandá e de pata-de-vaca foram as primeiras árvores realocadas.
Os transplantes das árvores do canteiro central são realizados à medida que as obras de revitalização avançam. Com as novas árvores, a prefeitura afirma que a nova Marcos Konder terá um corredor verde com 260 árvores de espécies próprias para a arborização urbana. Serão duas linhas de árvores de um lado e outra do lado contrário.
No trecho perto do hospital Marieta Konder Bornhausen, a execução do projeto segue com a construção dos novos passeios após a pista receber pavimentação. Há outras frentes de trabalho próximas à Igreja Matriz e à rua Silva. O trecho inicial da avenida recebeu nos últimos dias as galerias de drenagem e passagem da rede de esgoto.
Segundo Auri, o lado direito da avenida está com toda a parte de infraestrutura concluída. “Na quinta-feira deveremos iniciar a colocação do asfalto”, disse. Ainda na quinta-feira, o secretário prevê iniciar a concretagem dos passeios. Na semana que vem, o projeto chegará a uma nova fase, com inversão no trânsito.
“Na próxima semana deveremos iniciar a retirada do canteiro central para liberar o trânsito na pista da direita e aí iniciar os trabalhos na pista da esquerda”, adianta. No momento, o fluxo de veículos segue pelo lado esquerdo, com a retirada do estacionamento, enquanto as obras tomam as pistas do lado direito.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.