SANTA CATARINA

Disputa de ex-casal pelos cães Sushi e Mel tem decisão inédita no Tribunal

TJ manteve guarda compartilhada prevista em contrato e negou busca e apreensão de um dos animais

Foram mais de seis anos de briga na justiça pelos cães
(foto: imagem gerada por ia)
Foram mais de seis anos de briga na justiça pelos cães (foto: imagem gerada por ia)
miniatura galeria
miniatura galeria

A 7ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que não é possível mandar buscar e apreender um animal com base em vínculo afetivo, se as partes assinaram um contrato particular estipulando a guarda compartilhada dos pets. Foi o que aconteceu na disputa judicial que começou em Santo Amaro da Imperatriz envolvendo a guarda dos cães Sushi e Mel.

O entendimento do TJ foi que cada cão deve permanecer na casa do guardião responsável por seus cuidados atualmente. A briga pelos pets vem desde 2018. Durante a união estável, o casal ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O entendimento do TJ foi que cada cão deve permanecer na casa do guardião responsável por seus cuidados atualmente. A briga pelos pets vem desde 2018. Durante a união estável, o casal passou a cuidar de dois dogs, a cadelinha Mel e o cachorrinho Sushi. Com a separação do casal, um contrato de guarda compartilhada dos animais foi assinado em cartório entre as partes.

Continua depois da publicidade

O homem alegou que, pelo acordo, os pets ficariam sob os cuidados dele, mas que visitariam a ex-mulher. Em novembro de 2018, o homem alegou que sua ex-companheira pegou os cães e não os devolveu na data combinada. Com isso, ele foi até a casa da ex-mulher e conseguiu “resgatar” um dos animais, o Sushi. A mulher teria se negado a devolver a Mel.

Para conseguir a cachorrinha de volta, ele entrou com uma ação com pedido de busca e apreensão do animal. A justiça de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, atendeu ao pedido na decisão liminar, autorizando que o homem pudesse retomar o pet que ficou na casa da ex-mulher.

A tutora recorreu da decisão, alegando que, na verdade, os animais foram dados só para ela, sendo a Mel um presente de aniversário de sua mãe e o Sushi um presente do pai. Conforme relatou, além de ter a propriedade exclusiva dos animais, era ela quem cuidava e dava carinho aos cães. Os animais ficaram morando com ela na casa do casal após o fim do casório.

A mulher contou, ainda, que o ex-companheiro deixou de pagar as contas da casa, o que a obrigou a voltar a morar com a família. Já o homem teria buscado os animais sem o consentimento da mulher, além de fazer o registro de guarda unilateral dos pets. Apesar do recurso, a decisão liminar foi mantida até a nova sentença negar o pedido do homem e reconhecer os cães como da mulher.

Tribunal de Justiça resolveu

O homem recorreu ao TJSC, afirmando que a sentença não considerou as provas documentais e testemunhais. Segundo afirmou, o vínculo afetivo com os animais não foi levado em conta e a abordagem do juízo teria tratado os pets como “objetos”. No recurso, ele pediu a reforma da sentença e o reconhecimento do vínculo afetivo com os animais.

A desembargadora relatora do caso, Haideé Denise Grin, decidiu em seu voto que, apesar de o acórdão ter considerado a priorização do vínculo afetivo entre o ser humano e o animal e reformado o entendimento da juíza de 1º grau de que a partilha dos animais deve se dar pelo direito de propriedade, não há que se falar em busca e apreensão da cachorrinha, sendo “imperativa a improcedência da medida”. “Restou determinada a manutenção do compartilhamento da guarda e do direito de visitas nos termos do acordo realizado entre as partes, com a ressalva de que cada cão permanece na residência daquele guardião que exerce os seus cuidados,”disse. Isto significa que  o homem continua com a o cãozinho Sushi e a mulher com a cachorrinha Mel.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🔥🌫️ FUMAÇA ASSUSTA! | Incêndio numa área de mato em Navegantes assustou moradores até de Itajaí. A fumaça ...



Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Blogs

Nos píncaros da lua

Blog do JC

Nos píncaros da lua

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

A bordo do esporte

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

Desertos Íntimos: A Geografia da Saudade

VersoLuz

Desertos Íntimos: A Geografia da Saudade

O corpo avisa, fique atento aos sinais

Espaço Saúde

O corpo avisa, fique atento aos sinais

A Disneylândia é aqui

Blog do Magru

A Disneylândia é aqui



Diz aí

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.