EDUCAÇÃO
Creche com surto de sarna volta às aulas na quarta
Escolinha vai passar por vistoria da Vigilância Sanitária
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Após as aulas do NEI Sementes do Amanhã, em Balneário Camboriú, serem suspensas por causa de um surto de sarna, a previsão da secretaria de Educação é que os alunos voltem à creche na quarta-feira. Cerca de 10 casos foram identificados no núcleo na última semana e outros sete estão sob investigação.
Entre os enfermos, estão três funcionários e sete alunos. As aulas continuam suspensas até terça-feira. O núcleo atende 320 crianças de um a três anos em 12 salas.
Nesta terça-feira, a Vigilância Sanitária deve ir até o local para realizar vistoria e garantir o retorno seguro das aulas. Uma enfermeira da secretaria de Saúde vai orientar os profissionais da educação sobre a doença e métodos de prevenção.
Além disso, a secretaria de Educação também está desenvolvendo um material para conscientizar e orientar pais e responsáveis sobre a sarna humana.
A doença é contagiosa e transmitida pelo contato direto com a pessoa, roupas ou objetos contaminados. Ela dá coceira intensa na pele e seu tratamento é feito com medicamentos, além das roupas e utensílios terem que ser lavados com água quente por pelo menos 20 minutos e as roupas passadas a ferro.