ITAJAÍ
Audiência vai discutir renovação da concessão do prédio do Marieta à administração de entidade religiosa
Debate será na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, dia 5
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A Câmara de Vereadores de Itajaí terá nesta quarta-feira, dia 5 de junho, uma audiência pública para debater a concessão de direito de uso do imóvel de propriedade do Estado de Santa Catarina para o Hospital Marieta Konder Bornhausen. A concessão foi dada em 29 de dezembro de 1994 e vence neste ano.
O evento será às 19h, presencialmente no plenário e com transmissão on-line pelo canal da Câmara no YouTube. A audiência será comandada pelo vereador Marcelo Werner (Republicanos), que pediu a realização do evento.
O imóvel do estado foi concedido por meio de lei ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, entidade religiosa que administra o Marieta desde 1985.
Marcelo Werner justificou no requerimento que hoje toda a estrutura do Marieta está construída no terreno concedido à instituição. A área de quase 13 mil metros quadrados se estende da avenida Marcos Konder até a avenida Sete de Setembro, no centro de Itajaí. No terreno estão o prédio antigo do hospital, unidades especializadas e o novo Complexo Madre Teresa.
“Acontece que a concessão foi autorizada pelo prazo de 30 anos, que encerra ao final desse ano. Diante disso, a audiência pública terá papel fundamental para discutir quais caminhos deverão ser seguidos, para que não haja prejuízos ao sistema de saúde do município de Itajaí e região”, destaca o vereador.
A concessão de uso do imóvel é gratuita, considerando o caráter filantrópico da entidade que toca o hospital e que atua com 90% da capacidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).