ITAJAÍ
Obras da Marcos Konder perturbam descanso dos pacientes do Marieta
Queixa do “madrugadão das obras” é de acompanhantes de pacientes internados
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A obra de reurbanização da avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, está atrapalhando o descanso dos pacientes no hospital Marieta Konder Bornhausen. A queixa foi feita por acompanhantes de doentes internados na unidade hospitalar.
Vilson Vergilino Soares, de 61 anos, policial militar aposentado, conta que na semana passada estava acompanhando a esposa internada no hospital e por vários dias a obra na avenida iniciou antes das seis horas da manhã, interrompendo o descanso dos pacientes.
O madrugadão das obras está ocorrendo, segundo Vilson, até nos finais de semana. “Essa obra da reurbanização está um absurdo. Nada contra as melhorias na cidade. Eu tô aqui no hospital Marieta, tem muito paciente, só que não obra às seis horas da manhã, principalmente em frente à área hospitalar”, opina o PM aposentado.
Desde o dia 28 de maio, o denunciante diz que a obra na madrugada tem se repetido, tanto no final de semana como nos dias de semana. Na sexta-feira, dia 31 de maio, o reclamante chegou a gravar um vídeo mostrando os trabalhos às 6h26.
A filmagem foi feita pela janela do quarto do hospital e mostra um barulhão tremendo, com o dia ainda escuro. Vilson também procurou a prefeitura de Itajaí. Para o reclamante, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informou que o madrugadão da obra é um “caso excepcional”.
Ao DIARINHO, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Auri Pavoni, confirmou que a obra tem começado bem cedo “pela logística”. “A empresa tem tentado fugir dos horários de pico, tanto na cidade como da BR 101, justamente na intenção de amenizar os incômodos. A obra já passou da frente do Marieta, mas se estiver prejudicando os pacientes em suas recuperações, vamos conversar com a empresa e buscar uma solução”, prometeu. Essa semana a obra está chegando em frente ao estádio do Marcílio Dias, no lado direito da avenida.
O hospital Marieta informou ao DIARINHO que não recebeu queixas dos pacientes sobre o barulho provocado pela obra.
Fim do visual da avenida
A reurbanização da Marcos Konder vai extinguir o canteiro central e mudar a paisagem urbana. Serão transplantadas 40 árvores das 83 existentes no canteiro central. Essas árvores do centro da avenida e mais as 41 árvores dos canteiros laterais têm futuro incerto e podem ir ao chão. A prefeitura diz que fará um corredor verde na lateral onde pretende plantar 260 árvores.