LUTO
Dublador e humorista José Santa Cruz é enterrado no RJ
Ele, que é considerado um dos principais nomes da dublagem nacional, faleceu aos 95 anos
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Um dos grandes nomes da dublagem nacional faleceu nesta sexta-feira aos 95 anos. José Santa Cruz tinha a doença de Parkinson e estava internado, no Rio de Janeiro, com uma broncopneumonia.
O ator, dublador, radialista e humorista deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem teve três filhos - todos já falecidos -, cinco netos e quatro bisnetos. Santinha, como era carinhosamente chamado pelos amigos, foi velado e enterrado no Cemitério da Penitência, na capital carioca.
Com 18 anos, José iniciou sua carreira artística e desde então colecionou grandes papéis no currículo. Ele era a voz brasileira por trás de personagens como Magneto, dos X-Men, Dino, da Família Dinossauro, e Hagrid, de Harry Potter.
Santinha também teve passagens pela A Praça é Nossa, no SBT, e Zorra Total, na Globo. Em 2015, ele participou da série Os Experientes e deu seu relato da profissão de ator. Não há dificuldade nenhuma para mim em fazer algo que é sentido, seja o riso, seja o choro. É um sentimento humano, não vejo diferença entre fazer rir demais ou chorar demais.”
A partida do dublador foi lamentada por fãs, colegas de trabalho, amigos e familiares. Nas redes sociais, um de seus netos publicou sua lamentação. “Eu só espero que saiba de onde está que o senhor foi a minha maior inspiração no mundo da dublagem”, escreveu.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.