O DIARINHO completa 47 anos nesta segunda-feira e entra no seu 48º ano de histórica com o lançamento da primeira parte do acervo digital para assinantes. A novidade é prevista até o fim de janeiro e abrange quase 20 anos de edições digitalizadas, a partir de 11 de janeiro de 1979, quando o jornal foi fundado.
O período vai cobrir os últimos anos do século 20, marcado por profundas mudanças econômicas e sociais, como a redemocratização do Brasil e avanços tecnológicos que culminaram na popularização da ...
O período vai cobrir os últimos anos do século 20, marcado por profundas mudanças econômicas e sociais, como a redemocratização do Brasil e avanços tecnológicos que culminaram na popularização da internet. No DIARINHO, foram destaques grandes acontecimentos, além do noticiário que documentou os fatos locais, regionais e estaduais.
Continua depois da publicidade
No total serão 4411 edições digitalizadas no período de 17 anos, até dezembro de 1996. Os detalhes de como material poderá ser acessado ainda serão divulgados. Será possível fazer buscas por datas ou edições. Capas memoráveis e matérias que marcaram época hoje já ganham destaque e podem ser conferidas no perfil @diarinhoretro, no Instagram, permitindo uma viagem no tempo.
A liberação faz parte do projeto de digitalização do acervo do DIARIINHO, que está em andamento pra cobrir 100% das edições até 2010. Atualmente, 56% das edições do período ganharam a versão digital. Na medida em que o trabalho avança, os arquivos com as edições impressas são doados para o Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí, da Fundação Genésio de Miranda Lins.
A parceria com a instituição foi iniciada em 2024, quando o acervo de quase 50 anos do DIARINHO começou a ser digitalizado. Após a conclusão do projeto, a coleção impressa de exemplares ficará disponível no arquivo histórico pra consultas e pesquisas públicas de qualquer pessoa.
A partir de 2010, as edições do DIARINHO já ganharam versões em PDF na internet e hoje mantém edições impressas e online, com distribuição multiplataforma. Nesta segunda-feira, o jornal chega à marca de 13.207 edições publicadas em 47 anos.
Fundado pelo advogado Dalmo Vieira (in memoriam), o DIARINHO está presente nas principais plataformas e redes sociais, alcançando mais de 1,5 milhão de leitores por mês. A apuração diária cobre o noticiário geral, política, economia, esportes, cultura, trânsito e eventos, além de matérias e coberturas especiais.