Moradores e turistas filmaram o momento do descarte, quando tinha começado a chover na cidade. O derramamento foi visto saindo de uma galeria no trecho central da praia, com a sujeirada se espalhando pela faixa de areia e escorrendo até o mar. Os banhistas relatam o fedor na praia com o lançamento do esgoto. Os vídeos repercutiram nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
O protesto vai cobrar responsabilidades da concessionária pelo saneamento das praias e também criticar o aumento das tarifas de água e esgoto, autorizado em dezembro pela agência estadual de regulação (Aresc). Para esta temporada, também houve reajuste na Taxa de Preservação Ambiental (TPA), cobrada pela prefeitura de quem entra na cidade e cuja arrecadação deve ser destinada pra ações ambientais.
Sobre o vazamento na praia de Quatro Ilhas, a Águas de Bombinhas informou, em nota, que o efluente em questão não tem relação com a rede de esgotamento do bairro operada pela empresa. “A concessionária já informou os órgãos competentes para apuração”, adiantou.
O protesto é convocado pela associação de moradores Filhos de Bombinhas, com o apoio da vereadora Lourdes Martins (Novo). A parlamentar já denunciou à concessionária ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), por suposto descumprimento do contrato de saneamento. Em novembro de 2025, o tribunal ordenou a fiscalização do contrato pelo município.
Prefeitura diz que origem será investigada
Segundo a prefeitura de Bombinhas, o descarte irregular registrado em Quatro Ilhas ocorreu durante a forte chuva da manhã de sábado e cessou com o término do temporal. “O lançamento irregular de esgoto, inclusive em períodos de chuva, é uma prática ilegal e passível de penalidades, e o caso está sendo apurado para identificação da origem”, informou.
Confirmada a irregularidade, de acordo com o município, serão adotadas as medidas cabíveis. A prefeitura justificou que a fiscalização ambiental é contínua no município, com ações intensificadas no verão por meio da operação Língua Negra, que combate o descarte irregular de esgoto e protege a balneabilidade das praias.
Conforme o último relatório de balneabilidade, até o dia 5 de janeiro, as praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Retiro dos Padres eram as únicas que se mantinham próprias para banho em Bombinhas.
Operação Língua Negra
Continua depois da publicidade
Segundo o município, as ações de combate ao descarte irregular de esgoto têm sido intensificadas neste verão pela Divisão de Saneamento, com operações em conjunto com as equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab).
A operação na semana passada ocorreu na praia de Bombas, que está com todos os trechos impróprios para banho. A fiscalização resultou em 15 notificações e nove lacres por irregularidades. O descarte irregular de esgoto é crime ambiental, sujeito à autuação, aplicação de multa e responsabilização criminal dos proprietários dos imóveis flagrados.
“O lançamento irregular de esgoto acaba atingindo as redes de drenagem e o mar, provocando a contaminação da água, comprometendo a balneabilidade das praias, colocando em risco a saúde da população e contribuindo para o aumento de casos de viroses”, informa a prefeitura.
Continua depois da publicidade