LUTO
Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos
Morte aconteceu por causa de um sangramento cerebral
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O criador de Dragon Ball, um dos maiores mangás e animes do mundo, morreu na última sexta-feira. O japonês Akira Toriyama conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e a notícia da sua partida pegou todos de surpresa.
Aos 68 anos, Akira foi vítima de um hematoma subdural agudo, ou seja, um tipo de sangramento cerebral. Apesar de sua morte ter acontecido na semana passada, a notícia só foi divulgada na manhã desta sexta-feira.
A confirmação foi feita pelo seu estúdio de produção Bird Studio e pela Capsule Corporation Tokyo. O comunicado foi divulgado no site oficial de Dragon Ball. A postagem homenageia os fãs, que o acompanharam durante 45 anos de carreira.
A família se despediu de Akira num funeral privado. Já os fãs organizam eventos especiais ao redor do globo em memória de Toriyama.
Seu legado à cultura pop é deixado em forma de fenômeno. Com mais de 260 milhões de cópias vendidas em mais de 20 países, Dragon Ball ganhou o gosto popular desde o seu lançamento, em 1984. Além de mangá, a franquia conta com anime e diversos produtos derivados.
Pai de personagens lendários, como Goku, Vegeta e Freeza, sua morte foi sentida no mundo dos animes. Uma das lamentações foi feita por Eiichiro Oda, criador de One Piece, e por Yuji Horii, renomado designer de jogos e amigo próximo de Akira.