SENADO

PEC de Jorge Seif cria 'superimunidade' parlamentar no Congresso Nacional

Senador catarinense defende medidas pra garantir “liberdade de expressão”

Mudanças “blindariam” políticos de decisões judiciais e ações criminais 
(Foto: Agência Senado)
Mudanças “blindariam” políticos de decisões judiciais e ações criminais (Foto: Agência Senado)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria

Começou a tramitar no Senado Federal a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do senador catarinense Jorge Seif (PL) que cria uma “superimunidade” parlamentar, ampliando as hipóteses já previstas na Constituição para deputados e senadores. O projeto alcançou as 27 assinaturas necessárias pra seguir o trâmite e será analisado inicialmente pela Comissão de Constituição.

A PEC altera o artigo 53 da Constituição, que trata da inviolabilidade dos parlamentares, civil e penalmente, por suas opiniões, palavras e votos. Atualmente, o texto lista oito garantias que se tornariam uma “superblindagem”, como a proposta já vem sendo chamada, a partir das mudanças sugeridas pelo senador. Jorge Seif defende que a PEC “visa resgatar dispositivos da Constituinte de 1988, em defesa da democracia”.

Continua depois da publicidade

Os principais pontos da proposta buscam a absoluta inviolabilidade por palavras e votos dos parlamentares, independentemente do contexto ou meio de expressão. A ampliação das imunidades inclui proibição de busca e apreensão em gabinetes, recusa em cumprir ordens judiciais que restrinjam os meios de expressão parlamentar e restrição dos casos em que a justiça autorizar quebras de sigilo telefônico e comunicações.

A proposta define condições específicas sob as quais parlamentares do Congresso Nacional podem ser presos ou processados criminalmente, incluindo a exigência de licença prévia do Senado ou da Câmara dos Deputados pra abertura de ações penais. A PEC dá margem para que decisões judiciais sejam ignoradas e processos suspensos pelo Congresso. “A qualquer tempo antes do trânsito em julgado de ação penal contra deputado ou senador, a respectiva Casa poderá sustar prisão processual ou outra medida cautelar, por iniciativa de partido político representado na respectiva Casa, e pelo voto da maioria de seus membros”, diz a nova regra.  Além de prisão, medidas como apreensão de passaporte e uso de tornozeleira eletrônica poderiam ser barradas. 

Continua depois da publicidade

A Constituição já diz que os parlamentares não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas no exercício do mandato e nem sobre as pessoas que passaram as informações, mas o novo texto garante a recusa dos políticos. A PEC ainda dificulta a perda de imunidades, prevendo crime de responsabilidade para autoridades que restrinjam ou impeçam os direitos de inviolabilidade.

A proposta dependerá de aprovação tanto dos senadores quanto dos deputados federais. Ainda não foi escolhido quem será o relator do projeto. Pro senador Jorge Seif as mudanças seriam necessárias para proteger a liberdade de expressão dos parlamentares e garantir a independência do legislativo e a representação efetiva dos cidadãos diante de “abusos de outros poderes” que teriam sido relativizados nos últimos anos.

“A PEC busca garantir que os legisladores possam exercer suas funções sem o temor de retaliação ou interferência, promovendo assim um ambiente de liberdade de expressão essencial para o debate público e a deliberação política e que reflitam a diversidade e os interesses da população”, destaca.

Entre os 27 senadores que apoiam a PEC estão Damares Alves (Republicanos-DF), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Sérgio Moro (UB-PR), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Se as regras já valessem, um dos beneficiados seria Marcos do Val, que está proibido de se manifestar nas redes sociais pelo ministro Alexandre de Moraes na investigação pelos atos golpistas de 8 de janeiro.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.217.5

TV DIARINHO


🚗😤 CAOS NO TRÂNSITO! Sextou com engarrafamento gigante na BR 101 e nos acessos de Itajaí! Sentido sul ...



Podcast

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Publicado 11/07/2025 19:16



Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.