Inicialmente, o senador, que estava em Dubai, seguiria direto pra Portugal para participar da Bolsa de Turismo de Lisboa onde estava sua esposa. O roteiro, porém, foi alterado antes do embarque para Dubai, prevendo um voo “bate-volta” para São Paulo, onde o senador esteve na manifestação na avenida Paulista.
Depois do evento, Seif retornaria para a Europa, com escala inicial em Paris, ainda no domingo, e, depois, para Lisboa.
A mudança de roteiro com cancelamento e remarcação de passagem somou um custo de R$ 77 mil, gasto acima dos R$ 45 mil previstos com a programação original, que previa pouso em Lisboa e retorno para São Paulo e Florianópolis após a missão nos Emirados Árabes.
Presente na manifestação na Paulista, o senador postou fotos e vídeos do evento nas redes sociais, posando com apoiadores e parlamentares.
Em nota, Jorge Seif informou que a “missão oficial à Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, foi a convite do governo do estado de SC e devidamente autorizada e custeada pelo presidente do Senado”.
“Como membro da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e pelo ineditismo da participação de Santa Catarina, em feira internacional, representarei o nosso estado e o Brasil, não só na feira, mas em diversas outras agendas bilaterais de interesse no fomento do setor turístico catarinense”, esclareceu.
Presidente do Congresso autorizou mudança
Sobre a remarcação de passagem, a mudança teria sido autorizada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é quem autoriza toda viagem internacional dos senadores.
O custo não foi pela cota parlamentar do gabinete do senador, mas bancado pela mesa diretora do Senado Federal.
O pedido para o Senado pagar a conta teria partido da esposa do senador, Catiane Seif, que é secretária-adjunta de Turismo de Santa Catarina e que também está em Portugal.
A pasta tem um estande na feira de turismo em Portugal e convidou o senador como membro da comissão de Turismo do Senado Federal.
“Destacamos, por fim, que as despesas com a participação de convidados nesse evento correrão às expensas dos convidados ou dos órgãos ou entidades que integram, permanecendo esta Secretaria à disposição para qualquer esclarecimento necessário”, diz o documento assinado pela secretária-adjunta e pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva.
Secretaria explica que senador faz parte de comitiva
A secretaria estadual de Turismo informou que a participação do estado na BTL 2024, em Lisboa, conta com o apoio de parlamentares que estão diretamente envolvidos com o turismo catarinense. “O convite para o senador Jorge Seif deve-se ao fato dele ser membro atuante da comissão de turismo e um grande incentivador dos destinos catarinenses dentro do Senado Federal”, afirma.
Ainda conforme a pasta, a comitiva do estado também é formada por deputados estaduais atuantes no turismo, assim como por empresários e representantes dos mais diversos destinos e equipamentos turísticos. “Na BTL 2024, a Setur e sua comitiva participarão de várias agendas relevantes, além da feira, que serão divulgadas ao longo dos próximos dias”, diz a nota oficial.
A secretaria destacou que a secretária-adjunta de Turismo, Catiane Seif, está chefiando a comitiva, que tem como missão apresentar à Europa e ao mundo o potencial do turismo catarinense. A BTL é uma das maiores feiras de turismo do mundo. A participação do estado no evento leva em conta os dados recentes da arrecadação de Santa Catarina, impulsionada pelas atividades turísticas.