Os alunos de duas escolas estaduais da região reclamam do calor e da falta de ar-condicionado nas salas. O calorzão está sendo enfrentado pelos alunos da escola professora Maria da Glória Pereira, no centro de Balneário Camboriú, e do colégio Dom Afonso Niehues, no bairro Cordeiros, em Itajaí.
Segundos os alunos de BC, eles estão passando calor durante as aulas, porque os aparelhos de ar-condicionado estão quebrados e as salas não têm ventilador. Isto é o que aponta a denúncia ...
Segundos os alunos de BC, eles estão passando calor durante as aulas, porque os aparelhos de ar-condicionado estão quebrados e as salas não têm ventilador. Isto é o que aponta a denúncia do irmão de um aluno do 3° ano do ensino médio, que entrou em contato com o DIARINHO.
“Fui levar meu irmão para a escola nesta segunda-feira pela manhã e fui surpreendido pelo calorão dentro das salas, sem uma mínima ventilação. Tá um verdadeiro caos para os alunos estudarem. Professores e alunos já reclamaram na direção e nada é feito para amenizar o calor da sala de aula”, relata o irmão.
Afonso Niehues
No colégio do bairro Cordeiros, o Afonso Niehues, a situação é semelhante: não tem ar-condicionado e nem ventilador. “Tem um monte de alunos trazendo ventilador de casa ou os professores estão liberando para sair mais cedo, porque ninguém suporta mais o calor”, contam alunos do primeiro ano do ensino médio.
Somente uma ala do segundo ano estaria com ar-condicionado funcionando, alegam os denunciantes.
O restante seriam aparelhos antigos e quebrados, além de a fiação da rede elétrica não suportar que todos os aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo. “Estão prometendo há dois anos arrumar a fiação, mas nada acontece. Está insuportável estudar neste início de ano”, alegam os alunos.
A Coordenadoria Regional de Educação de Itajaí informa que durante a manutenção e higienização dos aparelhos de ar-condicionado da escola, em Balneário Camboriú, foi constatado que as máquinas de duas salas de aula estavam estragadas. A unidade escolar já está providenciando ventiladores para atender os estudantes dessas duas salas.
A coordenadoria ainda não informou o que será feito no caso do colégio Dom Afonso Niehues.