Cabeçudas e centro
Casas históricas de famílias tradicionais são demolidas
Imóvel de veraneio da família Bornhausen vai dar lugar a prédio de luxo na orla
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Dois imóveis históricos de Itajaí foram demolidos e darão lugar a novos empreendimentos. Em Cabeçudas, um edifício na orla da praia, que funcionou como imóvel de veraneio da família Bornhausen, ainda está em fase de demolição. No centro, a casa onde morou o conhecido armador Abílio Ramos já foi ao chão e o terreno está para alugar.
Em comum, os dois imóveis tinham os traços da arquitetura modernista, movimento que caracterizou muito as construções entre 1930 e 1970 no país, com linhas retas e elementos simples e geométricos.
Em Cabeçudas, está sendo demolido o prediozinho de três andares que pertencia aos filhos do ex-governador Irineu Bornhausen. No terreno, que se estende da rua Juvêncio Tavares do Amaral, na beira-mar, à rua Floriano Peixoto, será erguido um empreendimento de seis andares mais terraço da construtora Absoluta. O Splendido Blue Diamond está em fase de pré-lançamento.
O professor e historiador Edison d’Ávila comenta que a casa de veraneio no local deve ter sido construída em meados de 1960. “O prédio tem linhas despojadas e muito concreto, o que denota influência modernista”, observa. Ele informa que a construção pertencia aos três filhos de Irineu Bornhausen: Paulo, Roberto e Jorge Konder Bornhausen. “Por isso, os três andares”, explica, lembrando que os filhos do ex-governador e ex-prefeito de Itajaí veraneavam em Cabeçudas enquanto os pais estavam vivos.
“No apartamento do primeiro andar faleceu, em 1994, a esposa do ex-governador, Marieta Konder Bornhausen, [que se mudou pra lá] depois que a sua casa, em Cabeçudas, se incendiou”, lembra. Logo após a morte da avó, a família vendeu a casa.
Figuras conhecidas
Os três filhos de Irineu Bornhausen também foram figuras conhecidas da política catarinense e nacional e tornaram Cabeçudas um ponto de encontro de personalidades políticas e empresariais.
Paulo Konder Bornhausen foi deputado estadual entre 1955 e 1959 e presidente da Alesc. Roberto Konder Bornhausen foi presidente do Unibanco, e Jorge Bornhausen, além de governador, também foi senador, ministro da Educação e embaixador.
O filho dele, Paulinho Bornhausen, presidente do InovAmfri, já foi deputado estadual e federal.
Casarão de Abílio Ramos virou estacionamento
Na rua Samuel Heusi, ao lado da escola Kumon, no centro, a casa onde morou o armador e empresário Abílio Ramos já foi demolida. A construção térrea e mais um pavimento tinha uma fachada icônica, com colunas inclinadas e janelas amplas de vidro, e era ladeada por árvores.
O terreno virou área pra estacionamento e está com placa pra locação comercial. A placa informa que o espaço é ideal para banco, escola, farmácia, loja e supermercado. Até 2022, o endereço abrigava o Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) de Itajaí, que se mudou para o bairro Fazenda.
O empresário Abílio Ramos morou no casarão até a morte, em 2013. Ele foi dono de uma agência de navios de cabotagem que tinha sede em Itajaí. Ele era filho de Antônio Ramos que foi um dos homens mais ricos do estado que chegou a criar gado em fazendas que se estendiam onde hoje é o trevo da Antônio Heil com a BR 101, no famoso trevo de Brusque.
Abílio era irmão do banqueiro Cesar Ramos, que foi acionista do antigo banco Inco, onde hoje funciona a agência do Bradesco na rua Hercílio Luz.