O governador Jorginho Mello (PL) vai antecipar a volta ao Brasil da viagem aos Emirados Árabes Unidos para participar do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na avenida Paulista, em São Paulo (SP) no próximo domingo. Inicialmente, Jorginho não estaria na manifestação porque o retorno da missão internacional seria já no final da tarde do dia 25 de fevereiro.
Agora, a agenda nos Emirados Árabes foi alterada, com retorno previsto no sábado, dia 24, permitindo a participação da manifestação na Paulista, marcada para as 15h. A mudança de planos ...
Agora, a agenda nos Emirados Árabes foi alterada, com retorno previsto no sábado, dia 24, permitindo a participação da manifestação na Paulista, marcada para as 15h. A mudança de planos aconteceu após o governador sofrer pressão nas redes sociais e também de aliados pra comparecer no evento. Um dos pedidos insistentes foi da deputada federal Júlia Zanatta (PL).
Entre as presenças confirmadas também está o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que foi convidado pelo ex-presidente pra ficar junto dele no ato. Bolsonaro convocou a manifestação após virar alvo de operação da Polícia Federal, que investiga a tentativa de golpe de estado pelo então presidente na época das eleições de 2022 e após o pleito que elegeu Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Prefeito de BC na comitiva
O governador embarcou no sábado para os Emirados Árabes, liderando uma comitiva em busca de investimentos e parcerias nas áreas de importação, exportação, tecnologia e educação. No grupo está o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), além de secretários estaduais, da presidência da Alesc, Fiesc, Acafe e SCPar, deputados e empresários.
Durante a viagem, até o dia 24, o comando do governo catarinense ficará com a vice-governadora Marilisa Boehm. Em Balneário Camboriú, o prefeito Fabrício passou o cargo para o presidente da Câmara de Vereadores, David La Barrica (Patriota). Ainda não há confirmação se Fabrício também vai antecipar a volta e se participará do ato de Bolsonaro. A princípio, La Barrica fica à frente do Executivo até o dia 25.
A comitiva oficial de Santa Catarina embarcou no final da tarde de sábado para São Paulo, partindo na madrugada deste domingo para Dubai. A chegada está prevista para a noite de domingo. A agenda internacional começa nesta segunda-feira, com uma série de compromissos, incluindo audiência com o Ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi.
Também haverá encontros com empresários e autoridades ligadas à logística, portos, universidades de tecnologia, turismo, além de reuniões com fundos de investimentos. A comitiva fará reuniões em Dubai e na capital Abu Dhabi. O grupo busca parcerias com investidores e quer atrair novos negócios para Santa Catarina.