As ex-cuidadoras da idosa Doris Lins, de 84 anos, a dona Tuty, denunciaram ao DIARINHO que a senhora acamada vive sozinha e abandonada no apartamento do 13º andar do residencial Maison Royalle, que fica em frente à praça Genésio de Miranda Lins, uma das áreas mais valorizadas de Itajaí.
As cuidadoras foram dispensadas pela família alegando falta de recursos para pagamento dos cuidados com a idosa. Desde então, o apartamento de Tuty fica aberto 24h ao dia, pois a idosa ...
As cuidadoras foram dispensadas pela família alegando falta de recursos para pagamento dos cuidados com a idosa. Desde então, o apartamento de Tuty fica aberto 24h ao dia, pois a idosa não consegue sair da cama.
Funcionários do condomínio confirmaram ao DIARINHO que às 19h desta sexta-feira completavam 48 horas que dona Tuty foi abandonada sem cuidados ou alimentação.
Por volta das 15h desta sexta, um fisioterapeuta foi até o apartamento para tratá-la, mas a encontrou sem tomar banho, sem se alimentar e abandonada na cama. O quarto tinha forte cheiro de fezes e xixi. Ao ver o estado da idosa, segundo os trabalhadores do prédio, o fisio solicitou a presença imediata de uma das filha de Tuty, que mora em Floripa, mas até às 19h ela não tinha chegado no local.
Segundo as ex-cuidadoras, a situação de dona Tuty foi denunciada à polícia e à prefeitura, mas ninguém tomou nenhuma providência. “Ela está acamada, não consegue sair da cama sozinha para nada, nem para se alimentar. Somente pele e osso em cima da cama. A situação é de chorar”, relata uma cuidadora. Desde que as cuidadoras foram dispensadas, Tuty passa os dias sozinha, já que as filhas moram longe.
Quem conhece a história de perto acredita que os familiares não se importam com o estado de saúde da matriarca da família Lins. As cuidadoras contaram que a família tentou interditar dona Tuty, mas a ação está na justiça e a largaram à míngua.
O DIARINHO fez contato com a assistência social de Itajaí para buscar ajuda para a idosa, mas não houve retorno, até o fechamento desta edição, sobre quais procedimentos serão adotados nesse sentido.
BOs de violência
Já a Polícia Militar informou que existem vários boletins de ocorrência registrados onde a idosa relata ser vítima de violência doméstica. O último foi em março de 2023. “Parece uma briga de família. Não é por falta de recurso, talvez a senhora já esteja com algum problema que não consegue ter o discernimento, só que ela foi atestada como tendo toda a capacidade de tomar decisão. Parece mais uma briga de família do que um problema social mesmo”, explicou um policial.
A PM foi checar a denúncia feita ao DIARINHO por volta das 21h desta sexta, e promete encaminhar o caso à assistência social para verificar se realmente a idosa está recebendo os cuidados necessários.
Família de banqueiros
Tuty é de uma família de origem alemã de Blumenau. O pai era industrial da área têxtil e o marido era o doutor Francisco Santos Lins, o famoso Chico Lins, filho do banqueiro Genésio de Miranda Lins, presidente do Banco Indústria e Comércio de SC (Inco). O casal se conheceu durante o verão, pois a família vinha veranear em Cabeçudas. Após o casamento, a família veio morar em uma mansão em Cabeçudas, mas com a morte do marido e a velhice, dona Tuty ficou sozinha e vivendo com muitas dificuldades físicas e financeiras num apartamento de luxo que fica no centro de Itajaí, bem em frente à praça que leva o nome de seu sogro.