ITAJAÍ
Amigas cuidam de bem-te-vi ferido depois de todos os órgãos ambientais ignorarem pedido de resgate
Moradora denunciou o descaso: “Ninguém fez absolutamente nada”
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




A recepcionista Jeniffer Deon e a analista de marketing Taiana Zimmer, de 35 anos, regataram e cuidam de um bem-te-vi ferido depois de não conseguirem apoio de nenhum órgão animal de Itajaí. O passarinho foi encontrado no edifício em que Jeniffer trabalha, no centro de Itajaí, na quarta-feira.
“A gente não sabe cuidar direito. Ele estava com o pescoço bem molinho, bem machucado. E eu pedi indicações para veterinários e a única coisa que eles me diziam era que eu tinha que ligar para um órgão público, para eles recolherem, ou se eu levasse eu teria que arcar com essas despesas, o que na minha realidade de agora não seria possível. Nenhum dos órgãos me ajudou, um passou para outro, que passou para outro, e ninguém fez absolutamente nada”, lamenta Jeniffer.
Segundo Jeniffer, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) orientou as amigas para que entrassem em contato com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima), responsável pelo resgate de animais silvestres. Jeniffer conta que o IMA respondeu ao contato e enviou o número do setor responsável pelo agendamento do resgate. Porém, os responsáveis não responderam as mensagens até esta segunda-feira.
O Inis, por meio de assessoria, reforça que a Defesa Animal de Itajaí não tem autorização para resgatar animais silvestres. A legislação estabelece que esta é uma obrigação do Ima, que deve recolher os animais e levá-los para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Enquanto isso, a Defesa Animal é responsável por cães, gatos e cavalos.
Continua depois da publicidade
A falta de apoio frustrou Jennifer. “Se você não é capaz de ajudar um passarinho, então como a gente pode contar com os órgãos públicos na cidade pra ajudar nossos animais e a nossa fauna? Graças a Deus o nosso bem-te-vi foi salvo, e a gente deu conta do recado, mas e se a gente não tivesse dado? Não é só um passarinho, é mais um passarinho. Ele é importante para o nosso mundo”, acrescenta.
Até o fechamento desta matéria, o Ima e o setor responsável pelo agendamento dos resgates de animais silvestres não responderam ao contato do DIARINHO.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.