LITERATURA
Livro de autor catarinense é semifinalista do Prêmio Jabuti
Obra “Voar na Imaginação” entrou na lista das 10 melhores na categoria infantil
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O livro “Voar na Imaginação”, do escritor e jornalista catarinense Celso Vicenzi, é um dos semifinalistas da categoria infantil da 65ª edição do Prêmio Jabuti. A obra apresenta ludicamente 48 pássaros que vivem nos biomas brasileiros.
Ao longo das páginas, as aves são apresentadas com ilustrações em aquarela da artista plástica Andrea Honaiser. Com narrativas lúdicas e bem-humoradas, o livro conquistou a criançada e arrematou uma indicação ao maior prêmio da literatura nacional.
Ao acompanhar a trajetória dos pássaros, o leitor embarca numa aventura de desbravar diversos pontos do Brasil. Este trabalho marcou a estreia de Vicenzi na literatura infantil. Com a indicação logo de cara, o catarinense se viu estimulado para continuar escrevendo livros que abordam a natureza.
A escolha do tema veio após perceber que os novos brasileirinhos possuem pouco contato com o meio ambiente e até alguns adultos não conhecem muito da flora e fauna nacional. Aos 63 anos, Celso também aliou isso à vontade de escrever um livro voltado ao público infantil desde o nascimento da neta, em 2011.
Além de mergulhar na história, os leitores podem ouvir o canto e ter acesso a informações complementares no site oficial do Voar na Imaginação. O som de cada uma das aves foi feito pelo biólogo Tomás Honaiser.
Para adquirir o livro, interessados podem comprar diretamente com o autor, enviando um e-mail para vicenzi.celso@gmail.com, ou no site do livro (clique aqui). A obra custa R$ 70, com o frete incluso.
Os finalistas das 21 categorias da 65ª edição do Prêmio Jabuti serão conhecidos nesta terça-feira. Ao todo, cinco autores e livros vão concorrer em cada categoria. Os vencedores devem ser conhecidos no dia 5 de dezembro, num evento realizado no Theatro Municipal de São Paulo.