CULTURA
Livro reúne ilustrações e histórias de alunos da Apae de Balneário Camboriú
Obra estimula produção artística dos estudantes e já chegou à terceira edição
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Pelo terceiro ano consecutivo, a Apae de Balneário Camboriú lançou a edição do livro Histórias Especiais. A obra foi toda produzida por alunos da instituição e contou com seis histórias e ilustrações.
O lançamento aconteceu no dia 13 de novembro, na sede da Apae na cidade, no centro de Balneário. A publicação reúne contos e desenhos feitos pelos próprios artistas da escola.
A obra é uma forma encontrada pela associação para ampliar a visibilidade do olhar que as pessoas com deficiência têm da vida, sociedade e mundo. O livro está disponível gratuitamente no formato digital, em audiolivro e em vídeo com tradução em Libras.
Para produzir as histórias e ilustrações, os alunos passaram por diversas oficinas de produção literária, de criação de trilhas sonoras e artes visuais nos últimos meses.
“A gente percebe um aumento da complexidade dos temas que eles têm proposto em suas histórias e isso mostra como as atividades do projeto possibilitam resultados muito significativos”, comentou o coordenador e diretor artístico do projeto, Luciano Candemil.
O projeto é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. As outras edições do Histórias Especiais podem ser encontradas no mesmo site do terceiro volume e nas redes sociais da Apae.