O aeroporto Internacional de Navegantes ficou fechado para pousos e decolagens durante cinco horas na manhã de terça-feira após o desplacamento de um trecho da pista.
Partes de concreto atingiram a fuselagem de uma aeronave da companhia Gol. O avião, danificado no incidente, teve que ser evacuado. O trecho acidentado foi isolado e as companhias voltaram ...
Partes de concreto atingiram a fuselagem de uma aeronave da companhia Gol. O avião, danificado no incidente, teve que ser evacuado. O trecho acidentado foi isolado e as companhias voltaram a operar no aeroporto à tarde, com voos da Latam e Azul. Já a Gol cancelou todos os pousos e decolagens durante a terça-feira.
O incidente às 6h da manhã foi gravado em um vídeo que passou a circular pelas redes sociais. As fotos do estrago impressionam pelos danos à pista.
O avião da Gol, voo G3 1843, com destino ao Galeão (GIG), estava prestes a decolar quando ocorreu o “desplacamento do pavimento da pista do aeroporto”, isso bem atrás da turbina da aeronave.
O asfalto foi pelos ares. O avião ficou bastante danificado ao ser atingido pelo concreto e os passageiros tiveram que desembarcar e a aeronave retornou à posição inicial.
Fragmentos atingiram a fuselagem da aeronave. Todos os clientes foram desembarcados em segurança e tiveram que voltar para casa ou seguir para voos em outros aeroportos.
Os voos da Gol foram todos cancelados. “Os clientes afetados estão recebendo as tratativas previstas, com remarcação dos bilhetes para outras datas ou acomodação em voos via Florianópolis (FLN), Joinville (JOI) e Curitiba (CWB). A Gol reforça que todas as ações referentes a estes voos foram tomadas com foco na segurança”, justificou a nota emitida pela companhia no começo da tarde.
60 metros da pista
O desplacamento do asfalto atingiu uma área de 60 metros da pista de pouso e decolagem, segundo informações da CCR Aeroportos.
Após a avaliação técnica, as operações de chegadas e saídas foram liberadas a partir das 11h15. Para voltar a operar, o trecho foi isolado e o material recolhido para análise.
Ainda não foi informado o que ocasionou o problema e nem se o trecho recebeu manutenção recente da concessionária.
“Uma avaliação técnica da equipe de engenharia concluiu que a extensão da pista restante está em condições de garantir a retomada das operações”, diz a nota da CCR.
A CCR confirmou que o incidente afetou decolagens e pousos. Foram nove decolagens canceladas. Outros oito voos tiveram o pouso cancelado e uma aeronave pousou em Navegantes mas com atraso.