RIO alto
Canal portuário volta a ser fechado por causa da correnteza
Condições do rio Itajaí-açu estão acima dos limites de segurança
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O canal do Complexo Portuário de Itajaí voltou a ser fechado na noite de domingo devido à correnteza no rio Itajaí-açu acima dos limites permitidos. A corrente máxima está entre 3,7, 3,9 e 4 nós (7,4 km/h) em três pontos medidos, quando o limite é de 1,5 nó para navios maiores e 2 nós para navios menores.
As condições foram reavaliadas durante o dia, mas até às 19h o canal de acesso ao Complexo Portuário seguia fechado para a navegação, por determinação da Marinha do Brasil.
Na manhã de segunda-feira, havia dois navios atracados, um na Teporti e outro na Portonave, e cinco navios fundeados ao largo aguardando pra atracar. Neste mês, o canal do porto já ficou 18 dias fechado devido às cheias no rio Itajaí-açu. O acesso tinha sido reaberto no dia 22.
A chuva intensa durante o fim de semana provocou elevação do rio Itajaí-açu. Em Blumenau, o pico foi 8,38 metros às 17h de domingo, deixando a cidade em alerta para inundação. O nível baixou durante à noite e a madrugada desta segunda-feira, chegando a 6,64 metros às 9h. Em Itajaí, o rio teve pico de 2,39 metros na madrugada, quase alcançando a cota de emergência (2,5 metros).
Regiões ribeirinhas
A Defesa Civil de Itajaí publicou alerta para o risco de inundações devido ao volume de chuva na bacia do rio Itajaí-Açu associado à maré astronômica. Moradores de áreas ribeirinhas e de partes mais baixas da cidade podem ser afetados. Na madrugada, o pico passou do previsto, chegando a 1,5 metro.
Os moradores que residem em áreas próximas ao rio, como Murta, Cordeiros, Salseiros, Espinheiros, Santa Regina e Imaruí, entre outras, devem ficar atentos e se prevenir para evitar danos ao seu patrimônio e à sua segurança.
A Defesa Civil estará de plantão 24h para auxiliar a comunidade em caso de ocorrências. A Secretaria de Assistência Social está de sobreaviso e poderá reativar os abrigos, caso seja necessário.
Condição de chuva e temporais até sexta-feira
De acordo com o boletim do Laboratório de Climatologia da Univali, o tempo na região será instável até sexta-feira, melhorando no fim de semana. Desta segunda até sexta, a presença de nuvens será constante, com alguns períodos de sol, e chance de chuva diária e trovoada isolada. Os volumes acumulados durante a semana ficarão entre 65 e 95 mm.
O Ciram/Epagri alerta para chuva intensa e temporais em todas as regiões do estado até a manhã de terça-feira. Para a região de Itajaí, são previstos acumulados de 20 a 40 mm de chuva, com os maiores volumes restritos à região Oeste, de 50 e 75 mm. Entre quinta e sexta-feira, também deve chover forte no estado.
Na sexta-feira, uma nova frente fria chega à região, seguida de uma massa de ar polar que baixará bem as temperaturas para o fim de semana. Para o sábado, haverá ótimos períodos de sol. No domingo, o sol aparece com um pouco mais de nuvens, sem previsão de chuva para os dois dias.
O domingo passado foi de altas temperaturas, com máxima de 33°C na região e de 30°C em Itajaí. Para o resto da semana, as temperaturas ficam mais baixas, com mínimas entre 16/18°C e as máximas entre 21/25°C. Para sábado e domingo, mínimas entre 12/13°C e máximas entre 24/26°C.
Há previsão de rajadas fortes de vento entre terça e domingo, acima de 35 km/h. No sábado, podem ocorrer rajadas maiores que 60 km/h, aumentando a agitação marítima.