Santa Catarina
Novembro terá menos chuva do que outubro
Feriado será de chuva forte na região. El Niño vai continuar influenciando o clima com temporais até o fim da primavera
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Após um mês de outubro com volumes de chuva acima das médias históricas, novembro chega com previsão de chuva persistente, mas em quantidade menor em relação ao mês passado. A previsão da Epagri/Ciram indica que a média de chuva deve variar de 130 a 180 mm em novembro. Para dezembro e janeiro, a chuva será mais irregular.
O fenômeno do El Niño seguirá com intensidade forte, atingindo o pico máximo entre o fim da primavera e o verão. Com isso, a chance de chuva forte com volumes elevados e temporais com raios, granizo e ventania se mantém para novembro.
Em outubro, só nas duas primeiras semanas, foram mais de 300 mm de chuva em boa parte do Oeste e Litoral catarinense, com inundações e alagamentos na região do Vale do Itajaí. Para novembro inteiro, o volume deve chegar até 180 mm, podendo ser maior em algumas regiões.
Para dezembro, é esperado que a segunda quinzena do mês seja mais chuvosa que a primeira, na forma das pancadas típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no estado, segundo informações da Defesa Civil estadual. A meteorologista Gilsânia Cruz prevê que o trimestre será quente, com temperatura próxima ou acima da média de SC.
“Em novembro a temperatura sobe pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente, e ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Já para os meses de dezembro e janeiro a previsão é de temperaturas mais altas, com dias consecutivos acima de 30ºC”, informa.
Chuva acima da média
De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, em Itajaí choveu 22 dias em outubro, com total de 375 mm. A quantidade representa 146% acima da média histórica da cidade. Na vizinha Camboriú, o monitoramento fechou o mês com 419 mm e 24 dias de chuva.
Os modelos apontam para um novembro com chuvas acima da média na região de Itajaí, mas menores que outubro.
Quinta e sexta não vai dar praia
O feriado de Finados e a sexta-feira serão de chuva, com volumes de até 55 mm na região de Itajaí, e também para todas as regiões do estado, com risco de alagamentos. Na sexta-feira uma frente fria passará pelo estado, com risco de temporais.
No sábado e domingo uma massa de ar polar derruba as temperaturas e traz abertura do sol, que deve predominar no sábado e ficar entre nuvens no domingo. Até sexta-feira, as temperaturas ficam entre 17/23°C na região. Pro fim de semana, temperaturas entre 12/26°C.
Há condições de ventania até domingo. As rajadas mais fortes podem passar dos 50 km/h na sexta-feira e de 80 km/h no sábado, devido à passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano, entre o litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul.
São esperados acumulados de 80 a 110 mm no Oeste e de 60 a 90 mm no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. No fim da sexta-feira, o tempo melhora e deve ficar firme no estado até a metade da próxima semana.
Para o sábado, a preocupação é maior com a ventania, que pode passar dos 100 km/h na serra. No litoral, rajadas previstas entre 50 e 80 km/h, com risco de destelhamentos.