ALAGAMENTOS
Itajaí registra 244 ocorrências relacionadas às chuvas e inundações
Quatro abrigos estão ativos na cidade e já atenderam mais de 490 pessoas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Desde sexta-feira até a noite de segunda-feira, Itajaí registrou um total de 244 ocorrências relacionadas às chuvas e alagamentos. De acordo com a Defesa Civil do município, os níveis dos rios baixaram consideravelmente na região.
Até as 8h desta terça-feira, o Sistema de Comando de Operações não recebeu nenhum novo chamado. Mesmo assim, a Defesa Civil segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas e em alerta para qualquer alteração no cenário.
Alagamentos
Durante os últimos dias, moradores dos bairros Barra do Rio, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Vicente, Murta, Portal II e Praia Brava lidaram com alagamentos em mais de 50 ruas.
A previsão para esta terça-feira é que o tempo nublado prevaleça, mas há condições de chuva fraca e passageira. O acumulado nas últimas horas chegou a 65 milímetros. Moradores de áreas de risco devem se manter atentos a qualquer sinal de deslizamento de terra e acionar a Defesa Civil, no 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.
Abrigos
Os quatro abrigos montados na cidade seguem ativos, sendo que as estruturas do São Cristóvão, São Vicente e Cemespi estão lotadas. Já o abrigo montado no salão paroquial da igreja do São João acolhe cerca de 121 pessoas.
Ao todo, 491 pessoas ainda estão nos abrigos montados na cidade. Outros três seguem de sobreaviso nos bairros Fazenda, Km 12 e Itaipava.
No Centreventos, moradores podem levar doações que serão distribuídas às famílias afetadas. São coletados itens de higiene, materiais de limpeza e alimentos não perecíveis. As doações podem ser deixadas no local das 7h às 19h.
A última medição dos níveis dos rios em Itajaí foi divulgada pela Defesa Civil às 7h10. Confira:
Rio Itajaí-açu: praça Celso Pereira da Silva – 2,2 metros
Rio Itajaí-Mirim (canal retificado): Captação Semasa – 1,15 metro
Rio Itajaí-Mirim (canal retificado e curso antigo): Vitalmar Pescados – 1,26 metro
Rio Itajaí-Mirim (curso antigo): propriedade privada – 2,27 metros
Rio Itajaí-Mirim (curso antigo): Itamirim Clube de Campo – 1,69 metro
Ribeirão da Murta: Portal – 0,36 metro
Ribeirão Canhanduba: propriedade privada – 1,05 metro
Ribeirão Ariribá: Clube União Ariribá – 0,06 metro
Situação em BC
Em Balneário Camboriú, não houve registro de acúmulo de chuva nas últimas 24 horas. O município também não teve nenhuma ocorrência relacionada às chuvas e alagamentos no mesmo período. Contudo, a Defesa Civil de BC segue em monitoramento e a postos.