CHUVARADA
Itajaí segue em estado de alerta na terça-feira
Água deve permanecer nas ruas de áreas ribeirinhas até o começo da tarde
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Defesa Civil de Itajaí mantém o alerta de inundações na madrugada e manhã de terça-feira em decorrência da elevação dos níveis dos rios Itajaí Açu e Mirim, que seguem recebendo as águas de Blumenau e Brusque. Outro ponto é o pico de maré astronômica que era entre às 23h de segunda e duas horas da madrugada de terça.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Amadeu Medeiros, o Itajaí-Açu estará acima de 10 metros em Blumenau, o que significa alagamentos em Itajaí. “Principalmente nas partes mais baixas. Às 6h, a maré vai baixar e deve ter uma grande vazão. Terça à tarde deve voltar a normalidade se não houver problemas nas barragens”, explica.
Os moradores de áreas ribeirinhas nas regiões do Bambuzal, Cidade Nova, parte baixa de Cordeiros, Dom Bosco, Imaruí, Itaipava (próximo à BR-101), Murta, Nova Brasília, Salseiros e São Vicente devem ficar atentos.
A terça-feira deve ter tempo nublado e há condição de chuva fraca e passageira. O risco continua alto para deslizamentos pela água no solo. O acumulado nas últimas 48 horas chegou a 65 milímetros.
Mais de 150 ocorrências
Desde sexta até a manhã de segunda, a Defesa Civil registrou 150 ocorrências. Foram alagamentos, inundações, pessoas ilhadas, desobstruções de bueiros e reparos de buracos. Só os bombeiros resgataram 13 pessoas ilhadas na segunda. Os alagamentos foram registrados em 50 ruas de 14 bairros: Barra do Rio, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Vicente, Murta, Portal II e Praia Brava.
Marginal da BR 101 segue interditada
A marginal da BR 101, no km 112, no sentido Curitiba, em Itajaí, segue com trânsito interditado por conta das águas do rio Itajaí-açu terem invadido a pista e causado alagamento.
A concessionária Arteris Litoral Sul está com o trecho sinalizado desde a manhã de domingo, e informou que a interdição é uma medida de segurança. As águas invadem inclusive o pátio do estaleiro Okean, que fica às margens da rodovia.
Moradores colocaram obstáculos pra proibir a passagem de veículos. Sem a marginal, o trânsito na BR 101 fica ainda mais pesado. Na tarde de segunda, havia congestionamento entre os kms 117 e km 113, mas no começo da noite o trânsito já passou a fluir.