A Polícia Civil investiga um caso de transporte irregular de passageiros ocorrido na manhã de domingo durante a eleição do Conselho Tutelar de Itajaí. A motorista de uma van foi flagrada transportando 14 passageiros para votar nas seções da Univali.
Segundo a Guarda Municipal, uma viatura estava num ponto de observação e controle de acesso ao pátio da universidade quando foi acionada por duas fiscais eleitorais. Elas relataram que ...
Segundo a Guarda Municipal, uma viatura estava num ponto de observação e controle de acesso ao pátio da universidade quando foi acionada por duas fiscais eleitorais. Elas relataram que havia uma van fazendo o transporte de pessoas para votar. A conduta é vetada pelos artigos 10 e 11 da Lei 6.091/1974.
Dentro do Fiat Ducato, a GM encontrou 14 passageiras além da motorista. Algumas delas não tinham documento de identificação, enquanto outras portavam documentos e estavam prontas para votar.
A motorista e as ocupantes foram levadas à Polícia Civil. Após o boletim de ocorrência do flagrante, a polícia abriu um inquérito policial para investigar o transporte coletivo para eleitores no dia de eleição. “Estamos aguardando o encaminhamento que foi feito, os depoimentos que foram tomados, as pessoas que foram qualificadas naquele evento, para que a gente possa tomar as providências cabíveis no possível crime eleitoral”, informou Nádia Pereira, presidente da Comissão Eleitoral.
Outra denúncia anônima feita ao DIARINHO é que rolou boca de urna na eleição. Um homem estaria entregando santinho de candidatos para os carros que aguardavam na fila na avenida Contorno Sul, no acesso ao pátio da Univali. A GM foi chamada para atender a denúncia, mas ao chegar em frente à praça do Matadouro descobriu que o homem era um andarilho e estava pedindo dinheiro. “Não estava fazendo boca de urna, apenas importunando as pessoas nos carros”, informou a Guarda Municipal.
O Ministério Público e a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsáveis pela eleição do conselho, também não receberam nenhuma denúncia a respeito de boca de urna.
Todas as denúncias de irregularidades cometidas no dia da votação do conselho devem ser enviadas ao e-mail eleicao.ct2023@itajai.sc.gov.br para que a comissão dê prosseguimento à investigação. “Na eleição só tivemos a intercorrência do transporte. No nosso e-mail, da eleição para cá, não chegou mais nenhuma denúncia”, finalizou Nádia.