JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Salários na lua
Fotos: Divulgação
Deputados comandados pelo Hugo Motta (Republicanos) aprovam penduricalhos pra servidores da Câmara Federal, em Brasólia. Salários podem ultrapassar a estratosfera
Casa certa, no lugar certo, garante a prefa
Será inaugurado nesta quinta-feira, às 8h, o Centro de Atenção Integral ao Idoso e à Dor (CAID). O imóvel é amplo, bem localizado, de fato adequado ao perfil do serviço que será prestado, reunindo em um único espaço especialidades voltadas ao cuidado da população idosa e de pacientes com dor crônica, informa a prefa pexêra.
Aluguel na mira, números em queda
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Casa certa, no lugar certo, garante a prefa
Será inaugurado nesta quinta-feira, às 8h, o Centro de Atenção Integral ao Idoso e à Dor (CAID). O imóvel é amplo, bem localizado, de fato adequado ao perfil do serviço que será prestado, reunindo em um único espaço especialidades voltadas ao cuidado da população idosa e de pacientes com dor crônica, informa a prefa pexêra.
Aluguel na mira, números em queda
Diante de questionamentos sobre locações aqui na coluna Jotacê, os abençoados do paço rebatem com dados: os valores investidos em aluguéis pelo município vêm caindo de forma significativa. A atual gestão revisou contratos, renegociou valores e reduziu despesas, mantendo apenas imóveis considerados estratégicos e indispensáveis para a prestação de serviços públicos.
Itajaí entre as cidades mais caras
É preciso admitir: Itajaí está hoje entre os municípios com os aluguéis mais caros do Brasil, tanto para locação quanto para compra de imóveis. Segundo o governo, nesse cenário o valor pago pelo imóvel que abrigará o CAID está dentro da realidade do mercado local, compatível com o padrão, tamanho e localização da estrutura.
Estrutura que justifica o investimento
O CAID contará com seis consultórios médicos e multiprofissionais, sala de fisioterapia, sala de procedimentos, medicação e espaço multifuncional. Geriatria, medicina da dor, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia passam a atuar de forma integrada — algo impossível em imóveis improvisados ou inadequados.
Mais que um prédio, um serviço essencial
Com o envelhecimento acelerado da população, o Centro do Idoso deixa de ser promessa e passa a ser política pública concreta. Um espaço pensado para garantir cuidado contínuo, reduzir sofrimento, ampliar autonomia e melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa. Então tá!
No aguardo
Ainda tudo nebuloso na questão das candidaturas do governo. Apesar das definições de que o vice-prefeito, o papai sabe-tudo é pré-candidato a deputado federal, com as bênçãos do prefeito Robison Coelho (PL) e da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto), a escolhida a pré-candidata a estadual, a falta de pra onde a galega vai tem embolado o meio de campo.
Não lhe dá asas
Anna sabe, de cor e salteado, que o PSDB não lhe dá asas faz tempo e se quer lograr êxito precisa de uma sigla que lhe permita disputar, ganhar e ocupar uma cadeira estofadinha na Leléia em 2027. Ponto.
Escolhas
E a galega pode escolher estar no Republicanos de Carmem Zanotto, apoiando a reeleição do governador little Jorginho Mello, do Partido Liberal do alcaide Robison Coelho, ou o Progressistas do turco-careca Esperidião Amin. Será que vai tirar no palitinho?
Amin
Não se sabe quem quer quem no Progressistas, se é a galega que deseja ocupar espaço nas suas fileiras, ou o povo do taliano Tarcizio Zanelato que deseja que ela seja candidata pela sigla. O grande problema, agora, é que ainda não se sabe se Amin permanece com Jorginho Mello, que sinaliza apoio pra Carol De Toni e o importado Carlos Bolsonaro ao Senado.
Carlos?
Se Jorginho abraçar o Carlos Bolsonaro e deixar o fiel Amin de lado, o turco-careca pode se bandear pros lados do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que na sua pré-candidatura a governador tem balançado a pança, sinalizando que tá cheio de amor pra dar, e aceita candidatos e apoios de todos os lados.
João
Se o Amin, pular pra canoa do João Rodrigues vai ficar complicado pra Anna e o único caminho possível pode ser o Republicanos. E, no caso, a pré-candidatura do Progressistas pexêro se mantém com o Agoniado, ops, Agnaldo dos Santos.
Também quero!
E teve quem não gostou da declaração do vice-presidente da piramidal casa do povo, o beato Beto Cunha, ao Wilson Lima da Band, de que é pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos. Foi o que bastou pra circular críticas de membros da sigla, alertando que o Beto só participou de uma reunião da sigla no começo de 2025. E que iria avisar à sigla que o Beto não ia ter apoio. Eitcha!
Pouca vergonha
Levou menos de duas horas entre a matéria entrar em votação na Câmara dos Deputados, lá em Brasólia, e ser aprovada por voto simbólico (ou seja, não se sabe quem votou a favor) – um penduricalho que dá aos servidores do legislativo federal a possibilidade dos salários de comissionados e concursados poder chegar a até R$ 77 mil por mês. Pqp! Estamos fodidos.
O mentor da coisa
A autoria do projeto é da mesa diretora da Câmara, presidida pelo deputado paraibano Hugo Motta, que é do Republicanos, ou seja, do Centrão. O parecer favorável foi de um deputado do PL. Tudo gente boa. Me pergunto como um deputado da Paraíba (nada contra, minha saudosa avó era paraibana) possa vir a ser presidente do Congresso e ter esse poder todo pra fazer as merdas que quiser.
Bancada do nordeste
A Paraíba tem a metade do território de Santa Catarina, metade da população, e um quinto do PIB catarinense. E tem o presidente da Câmara com poder pra caraio. Nós temos uma bancada pequena e pífia, de gente que só está lá pra falar e defender o bolsonarismo. O que nos ajuda isso? O que o bolsonarismo trouxe pra Santa & Calorenta Catarina? A resposta é nada.
Confusão
Nada, não. Estou sendo injusto. O bolsonarismo nos trouxe confusão, intolerância e votos pra eleger uma pá de gente que só o que sabe fazer é ficar “causando” nas mídias sociais. O que Caroline De Toni trouxe para Santa Catarina? Que eu saiba, nada. E Júlia das Tiaras Zanatta? Que eu saiba, emenda pra um clube de tiro. Pqp... Será que um dia vamos acordar desse pesadelo?
Saúde garantida
O Jornal do Município estampou portaria com os nomes dos primeiros vereadores que correram pro departamento de recursos humanos da piramidal pexêra e pediram o auxílio saúde, aprovado no apagar das luzes do ano passado com aumentos que chegaram a 90%. Sete dos nossos amados edis já contaram com o valor a mais no holerite de janeiro.
Pressa exemplar
Já pensasse se a pressa pra resolver o problema da própria saúde, turbinando o contracheque com valor para pagar plano de saúde particular, fosse a mesma para dar um jeito no caos que permeia a nossa Saúde pública pexêra? Enquanto o SUS é capenga, a Unimed é nota 10 pras excelências excelentíssimas! Tudo às custas do povão que colocou eles lá.
Até tu, Brutas?
E a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB?), foi uma das primeiras a pedir o arrego pra bancar seu plano de saúde. Quem te viu, quem te vê, hein galega? Depois do silêncio diante de várias dispensas de licitações e aluguéis duvidosos, parece que a minha ex-musa perdeu a língua quando virou governista, né?
Os abençoados
Além da galega, foram abençoados com o auxílio saúde já em janeiro o Xande Celular (União Brasil), o Calinho Bombeiro (PL), o Fernando Pegorini (PL), a cultural Hilda Deola (PDT), a Renata Narcizo (PDT) e o vereador das capivaras Vanderley Dalmolin (MDB). Nessas horas não tem direita, esquerda ou centro pra meter o berreiro e acabar com a farra, né?
Retorno
Pai Atanásio, que andava mais de folga do que sandálias havaianas, voltou das férias esta semana e já começou a "atazanar" este socadinho escriba, afirmando que as lideranças e vereadores da Dubai Maravilha que foram vistos na festa de aniversário do ex-alcaide Edson Dias (Republicanos), sofreram repressão.
Puxão de orelha
O véio Atanásio escutou que rolou puxão de orelha e teriam recebido orientações para que o fato não voltasse a ocorrer, deixando até a prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD), cabreira com o alto número de servidores e parlamentares que estavam na festa do psitacídeo. Oh, dor! Oh, vida!
Rachadinha
A informação de que o vereador investigado na galega Blumenau esta semana, acusado de suposta prática de rachadinha, deixou os bastidores da política na região em pânico. Este colunista já alertou que a prática é recorrente, infelizmente.
Rachadinha 2
E recebi informação que servidores de uma casa do povo da região já teriam prestado depoimento por acusações semelhantes de rachadinha. E que em grupos de zapzap circularam memes com fotos e nomes dos vereadores adeptos da prática. Ui!
O vice-presidente da piramidal, beato Beto Cunha (Republicanos), se declarou pré-candidato a deputado federal e teve quem não aprovou
Buzzi
Explodiu como uma bomba a informação de que o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, está sendo acusado por uma jovem de 18 anos de assédio sexual. A informação foi veiculada pelo site Metrópoles e relata que o suposto assédio teria ocorrido contra a filha de um casal de amigos, no mar de Balneário Camboriú.
Suposto assédio
Segundo a denúncia da jovem, ela e a família estavam passando férias hospedadas na casa do magistrado na Dubai brasileira. E o suposto assédio teria ocorrido quando ela foi tomar um banho de mar e o Buzzi teria tentado agarrá-la.
Ao STF
O advogado da jovem, Daniel Leon Bialski, diz que o mais importante é preservar a família e a jovem, e que aguarda uma apuração rigorosa. O magistrado tem foro privilegiado e a denúncia tem que ser formalizada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento do fechamento da coluna, ainda não havia um pronunciamento do Ministro do STJ. O espaço segue aberto.
Daniela na presidência
A deputada federal Daniela Reinehr (PL) assumiu, nesta quarta-feira, a presidência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasólia, um dos colegiados estratégicos para o crescimento econômico, a geração de empregos e o fortalecimento das economias locais em todo o país.
Força do turismo
A instalação da comissão marca o início de um novo ciclo de trabalho com foco em planejamento, competitividade e valorização do turismo como política de Estado. Durante seu discurso de posse, Daniela destacou a força do turismo na economia brasileira e a necessidade de transformar potencial em resultados permanentes.
A deputada federal Daniela Reinehr (PL) assume Comissão de Turismo da Câmara e pretende colocar setor no centro do desenvolvimento nacional
8% do PIB
Em 2025, o setor respondeu por cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, gerou mais de 6 milhões de empregos diretos e indiretos e recebeu mais de 6,2 milhões de turistas internacionais, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
Além do debate pontual
“A Comissão de Turismo precisa ir além do debate pontual. Nosso compromisso é construir políticas estruturantes, com metas claras, integração entre os entes federativos e diálogo permanente com quem faz o turismo acontecer na ponta”, afirmou a parlamentar.
Plano Nacional
Como uma das primeiras diretrizes de sua gestão, Daniela anunciou a construção do Plano Nacional de Competitividade do Turismo Brasileiro no Mundo, com metas até 2030. A proposta prevê objetivos mensuráveis para ampliação do fluxo de turistas internacionais, aumento da participação do setor no PIB e geração de empregos, com foco em sustentabilidade, inovação e promoção internacional do Brasil.
Aberta e propositiva
A deputada também reforçou que a comissão terá atuação aberta e propositiva, ouvindo empresários, trabalhadores do setor, gestores públicos e representantes das diversas cadeias do turismo. “O turismo é a economia real acontecendo todos os dias, nos pequenos negócios, nos municípios e nas comunidades que vivem dessa atividade”, destacou.
Ministro catarinense do STJ, Marco Aurélio Buzzi, é acusado de suposto assédio sexual
Protagonismo
A presidência da Comissão de Turismo por uma deputada catarinense reforça o protagonismo de Santa Catarina em um dos setores mais relevantes da economia nacional. O estado é referência em diversidade turística, com destinos consolidados no litoral, na serra, no interior; além de forte presença nos segmentos de eventos, negócios, ecoturismo, turismo religioso e rural.
Empregos e desenvolvimento
O turismo é responsável por milhares de empregos em Santa Catarina e tem impacto direto no desenvolvimento regional, especialmente em municípios onde a atividade é uma das principais fontes de renda.
Frase do dia:
“Estamos inundados de informações e famintos de sabedoria”
Zygmunt Bauman
Modelo a ser replicado
A experiência catarinense, baseada em organização, infraestrutura, promoção integrada e valorização das identidades locais, é apontada por Daniela como modelo possível de ser replicado em outras regiões do país.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.