Luto
Morre a campeã olímpica Walewska
Ela tinha 43 anos e caiu do 17º andar do prédio onde morava, em São Paulo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O esporte brasileiro está de luto com a notícia da morte da ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska Moreira de Oliveira, de 43 anos, na quinta-feira. De acordo com informações divulgadas pela manhã, a ex-atleta caiu do 17º andar do prédio onde morava, em São Paulo. O caso é investigado.
Walewska se aposentou das quadras em 2022 e este ano lançou sua autobiografia “Outras Redes”, em que conta sua trajetória no voleibol. Como central da Seleção Brasileira, ela conquistou o ouro olímpico em Pequim, em 2008. A jogadora foi bronze nos Jogos de Sidney, em 2000, além do quarto lugar em Atenas, em 2004. Com a camisa da seleção, ela conquistou ainda três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013.
A central defendeu clubes no Brasil como Minas (MG), Osasco (SP) e Praia Clube (MG). Este último aposentou a camisa 1, que Walewska usava, após a atleta encerrar a carreira no clube, pelo qual conquistou um título de Superliga e disputou seis temporadas.
Disputando o torneio pré-olímpico em Tóquio, no Japão, a seleção brasileira fez de 30 segundos de silêncio antes da execução do hino, e as jogadoras atuaram com uma fita no braço em homenagem a Walewska.
A Confederação Brasileira de Vôlei e o Comitê Olímpico Brasileiro emitiram notas de pesar.