Moradores de Itajaí e Navegantes ainda podem notar baixa ou nenhuma pressão ao abrirem as torneiras nesta sexta-feira. A situação no sistema de abastecimento dos dois municípios é considerada crítica.
As cidades dependem do mesmo rio como ponto de captação de água e, de acordo com o Semasa, o índice de turbidez do canal do rio Itajaí-Mirim é alto. Isso significa que a água do rio está com muitos ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
As cidades dependem do mesmo rio como ponto de captação de água e, de acordo com o Semasa, o índice de turbidez do canal do rio Itajaí-Mirim é alto. Isso significa que a água do rio está com muitos sedimentos, o que inviabiliza o tratamento e distribuição.
Segundo o diretor geral do Semasa, Diego Antonio da Silva, as fortes chuvas do início da semana foram responsáveis pela turbidez, trazendo sujeira para a água. Com a água turva, existe a necessidade de paralisar as Estações de Tratamento de Água para limpeza frequente de filtros e decantadores.
Os reservatórios estão baixos por toda cidade. O maior deles fica no São Roque e está com cerca de 5% da capacidade. Em Arapongas, a reserva de água está com 62%, no Morro da Cruz, 8% e 18%, e em Cabeçudas 35%. Ao longo do dia, a tendência é de que o nível diminua conforme o consumo.
Todos os bairros de Itajaí e Navegantes já sentem a baixa pressão na rede e algumas residências apresentam falta d’água. A recomendação é para que todos os moradores economizem água armazenada em caixas e cisternas. Não há previsão para que o sistema seja normalizado.