SANTA CATARINA
Vídeo: Baleia mamãe apareceu com rede de pesca na cabeça
Apesar do susto, o animal passa bem
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Mais uma baleia-franca e seu filhote foram flagrados em águas catarinenses. O registro foi feito por um drone neste sábado na praia do Campeche, em Florianópolis. Mas a mãe estava presa com um pedaço de rede à cabeça, além de duas boias de isopor amarradas.
A dupla já havia sido observada na sexta-feira e a ProFranca foi informada. A diretora de pesquisa da instituição, Karina Groch, explicou que optaram por não retirar a rede após análise. Ela comentou que, em casos como esse, a tendência é de que a rede se desprenda da baleia ao longo do tempo.
A remoção seria arriscada. Apesar da rede estar presa na baleia, não há risco de saúde ao animal ou chances dela se enroscar no filhote. Caso uma dessas situações fossem evidentes no mamífero, uma equipe especializada faria a retirada.
A mãe não tinha nenhum ferimento e conseguia realizar suas atividades normalmente, como deslocamento e amamentação. Em comparação com a situação de sexta-feira, Karina destacou que a rede já apresentava sinais de desprendimento e, provavelmente, a baleia ia se livrar rapidamente do item.
Ao se deparar com mamíferos marinhos enredados ou encalhados é preciso entrar em contato com as instituições responsáveis, não remover a rede, fotografar a situação e isolar a área.