SANTA CATARINA
Primeiro filhote de baleia-franca da temporada é avistado
Filhotão apareceu na praia de Ibiraquera, em Imbituba
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Os filhotes de baleia-franca também aparecerem mais cedo este ano em Santa Catarina. O primeiro registro da temporada foi na praia de Ibiraquera, em Imbituba, no sul do estado, conforme o Instituto Australis, responsável pelo projeto ProFranca Austral, que faz o monitoramento da espécie.
Em 2023, o primeiro filhote foi registrado em 27 de junho. Neste ano, com a chegada antecipada das baleias, os filhotes também apareceram antes. O registro foi feito em 19 de junho, com o filhote acompanhado da mamãe, uma velha conhecida dos pesquisadores.
Segundo o instituto, a baleia-franca foi registrada em 2003 com o código B257. A bonitona já teve dois filhotes em águas catarinenses, um em 2015 e outro em 2021. Em 2018, ela também foi registrada no estado, acompanhada de outras baleias, mas sem a confirmação de filhote.
“Esse é, então, o terceiro filhote que registramos dessa mamãe tão especial”, destaca. Para celebrar o momento, o instituto lançou uma campanha para dar um nome para a mamãe e seu novo filhote. As sugestões podem ser enviadas no perfil do instituto em www.instagram.com/institutoaustralis.
Neste ano, as baleias também chegaram mais cedo em Santa Catarina. Os primeiros avistamentos foram no final de maio, com registros em Laguna e em Imbituba, cidades que integram a rota da baleia-franca no estado. A temporada oficial vai de julho até novembro. As baleias vem para a região se a reprodução e amamentação dos filhotes.