ITAJAÍ
Árvores em frente ao hospital foram detonadas por poda
Poda "para diminuir tamanho" foi autorizada pelo Inis
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Os moradores do centro de Itajaí acordaram com o alarmante barulho de motosserra na manhã de terça-feira. Os equipamentos colocavam abaixo parte das árvores centenárias que ficam no antigo prédio da Casan, que agora dará lugar à ampliação do hospital Pequeno Anjo.
O historiador Edison D’Ávila e a comerciante e suplente de vereadora Aline Aranha estiveram no local para impedir que as árvores fossem decepadas.
O Instituto Itajaí Sustentável (INis) disse ao DIARINHO que deu autorização para poda e que as ações são necessárias devido às obras de ampliação.
No documento, assinado por Mario Cesar Angelo, superintendente do Inis, está claro que a “poda deve ser conduzida de maneira a reduzir o tamanho das árvores, mas garantir a sobrevivência delas”, escreveu. As espécies são exóticas – que não estão na lista de preservação.
O Pequeno Anjo, via assessoria, disse que possui autorização para a poda e que o projeto foi desenvolvido pela empresa Ecolitoral. Ainda segundo o Pequeno Anjo, não haverá a derrubada das árvores.
Já a poda drástica foi necessária, segundo o hospital, para que entre luz no prédio. “Naquela estrutura serão implantados consultórios de especialidades e ambulatórios. Por receberem pacientes, crianças e adolescentes, além de equipamentos, essa estrutura não pode ter umidade. E a sombra das árvores favorece que a estrutura fique muito úmida”, informou, via assessoria de imprensa. Além da poda das árvores, segundo o Pequeno Anjo, foi necessário trocar o telhado, por causa da umidade.
O antigo prédio da Casan receberá estrutura de um novo ambulatório e novos consultórios de especialidades médicas, para agilizar o resultado dos exames. O novo espaço terá 1,8 mil m², com a previsão de entrega das obras para o mês de novembro deste ano. Com a nova estrutura, o PA e a ala de cardiologia pediátrica serão ampliadas. O investimento é de R$ 900 mil de recursos do Pequeno Anjo.