NAVEGANTES
Prefeitura explica não convocação de PCDs em concursos públicos
Candidatos reclamaram de lançamento de novos concursos sem convocação de aprovados em 2021
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A prefeitura de Navegantes esclareceu questionamento sobre a falta de chamamento de pessoas com deficiência (PCD) aprovadas em concurso de 2021. Em julho, quando o município anunciou novos concursos públicos, houve reclamação de candidatos que ainda esperam ser convocados da seleção anterior.
De acordo com o departamento de RH, do edital 042/2021 já foram convocados os PCDs dos cargos de agente técnico em serviços públicos e médico ESF. A convocação considerou os cargos que até o momento tiveram abertura de cinco ou mais vagas. O município explica que, antes de ter cinco vagas disponíveis, se o PCD for convocado, ultrapassaria o limite de 20% das vagas por cargo.
“Os demais cargos, que possuem PCDs aprovados, e inclusive da ampla concorrência em que ainda haja candidatos a serem convocados, não foram incluídos neste novo edital”, informa. As vagas para PCD são reservadas conforme previsto no edital, sendo no mínimo de 10% das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do concurso, respeitando o percentual máximo de 20% das vagas por cargo.
Os novos concursos da prefeitura estão com inscrições abertas até 25 de agosto. O edital 031/2023 tem 65 vagas e cadastro de reserva nas áreas de saúde, assistência social e procuradoria jurídica. Já o edital 023/2023 é para três vagas e cadastro de reserva para analista ambiental do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).