BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Ônibus de graça completou um mês com alta de usuários
Novo modelo atendeu quase 56 mil passageiros
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Após um mês de implantação, o modelo de transporte coletivo com tarifa zero de Balneário Camboriú registrou aumento de quase dois mil passageiros. Desde 12 de junho, as linhas atenderam 55.900 usuários. O município comparou o resultado com o mês de março de 2023, quando foram atendidas 53.901 pessoas, quando eram cobradas tarifas.
A alta de usuários já tinha sido percebida pela prefeitura nas primeiras semanas do novo serviço. Em 15 dias, foram atendidos 21.980 passageiros, quase três mil a mais do que o mesmo período de março de 2022, numa alta de 13%. O município pretende manter o passe livre. No momento, os ônibus rodam por meio de um contrato emergencial de seis meses, após a desistência da antiga concessionária.
A frota de 10 ônibus é operada pela empresa Transpiedade. O transporte funciona com quatro linhas fixas que atendem trajetos que cobrem a cidade de forma totalmente gratuita para todos os usuários. O município estuda melhorias e adequações, como novos horários e linhas, conforme a demanda de usuários.
Aplicativo ajuda
O aplicativo Clivebus, que facilita ao passageiro o acesso ao mapa da cidade com linhas, itinerários e localização da frota, agora também está disponível para o sistema iOS, do iPhone. A versão pra Android foi a primeira a ser lançada.
Cartão Cidadão
Os passageiros interessados em fazer o Cartão Cidadão devem ir ao ponto de cadastro no centro, na rua 910, nº 95, sala 07. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Os procedimentos de cadastro e de impressão e entrega do cartão duram em torno de cinco minutos.
O uso do cartão não é obrigatório pra ter a gratuidade, mas foi adotado como forma de controle do perfil de usuários. O cartão é gratuito, com quatro modalidades diferentes: Comum, Estudante, Sênior e Pessoa com Deficiência (PcD). Para cada modalidade, há exigência de apresentação de documentos específicos.
Para o cartão Comum, é preciso RG, CPF e comprovante de residência atualizado (originais e cópia). As empresas poderão cadastrar os funcionários nesta modalidade pelo web-commerce e entrar em contato pelo (47) 3045-0303 para agendar a retirada dos cartões.
Na modalidade Estudante, devem ser apresentados, além de RG, CPF e comprovante de residência, ainda atestado de frequência escolar. No cadastro Sênior, os idosos deverão renovar as informações do cartão anualmente. As pessoas com deficiência devem trazer laudo médico com validade de um ano, além dos documentos pessoais.