COPA DO MUNDO
Governo federal vai decretar ponto facultativo em dias de jogos da seleção
O primeiro jogo do Brasil é contra o Panamá
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Com menos de cinco dias para o início da Copa do Mundo Feminina, o governo federal está a um passo de decretar ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da seleção brasileira feminina. A portaria deve ser publicada pelo ministério da Gestão e Inovação até terça-feira.
O torneio disputado na Austrália e Nova Zelândia começa na próxima quinta-feira e a estreia do Brasil acontece no dia 24 de julho contra o Panamá. As equipes estão no grupo F, junto com França e Jamaica.
A medida, que deve ser publicada no Diário Oficial da União, vai permitir que os servidores se ausentem do trabalho para assistir aos jogos. A ação não é novidade, visto que acontece durante os jogos da seleção masculina no mundial.
Em dias que os jogos iniciarem até 7h30, o expediente vai começar às 11h. Já nos dias em que os jogos começam às 8h, os funcionários começam a trabalhar às 12h. As horas não trabalhadas devem ser compensadas até o dia 29 de dezembro.
A autorização do ponto facultativo veio após a ministra do Esporte, Ana Moser, solicitar ao presidente Lula (PT). Esse pedido aconteceu no dia em que a dupla acompanhou um treino da seleção no estádio Mané Garrincha, em Brasília, há duas semanas.
A bola rola para a seleção feminina no dia 24 de julho às 8h. A partida contra o Panamá acontece no Hindmarsh Stadium, na Austrália. Já a segunda partida é no sábado, às 7h, contra a França. A fase de grupos encerra para as mulheres no dia 2 de agosto, quando o Brasil enfrenta a Jamaica às 7h.
A ministra Ana Moser vai acompanhar de perto a trajetória da seleção. Além de ir até a Oceania para apoiar as jogadoras, Ana vai participar de diversas reuniões para apresentar a possibilidade do Brasil sediar o próximo mundial feminino em 2027. A escolha será feita pela Fifa em 2024.