História no chão
Ciclone derruba figueira de quase 100 anos em Gaspar
Defesa Civil alerta que o vento será forte nas próximas horas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O ciclone extratropical causou a queda de uma figueira histórica na praça da prefeitura de Gaspar. A árvore caiu por volta das 11h15 e por sorte não deixou feridos ou danos materiais no local.
Com a queda da árvore também se foi um símbolo do município, já que a figueira tinha sido plantada quando da fundação da cidade, há exatos 89 anos. A área foi isolada.
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, lamentou a perda do símbolo. “A queda da figueira é muito triste. Graças a Deus não tivemos feridos”, disse.
Segundo a prefeitura, a Superintendência de Meio Ambiente já iniciou os trabalhos para elaborar um laudo e identificar material genético que possa ser utilizado para o plantio de uma nova árvore.
Esse processo está sob os cuidados de técnicos especializados, que pretendem preservar a história e a importância ambiental da figueira.
A figueira foi plantada em 18 de março de 1934, quando aconteceu a emancipação político-administrativa de Gaspar, e completaria 90 anos em 2024.
A Superintendência da Defesa Civil registrou, no total, 14 ocorrências causadas pelos ventos fortes. Foram quatro destelhamentos, três suspeitas de risco estrutural, quatro quedas de árvores e duas árvores em risco, nos bairros Belchior, Lagoa, Margem Esquerda, Gasparinho, Bela Vista e Sete de Setembro.