BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Ventos de 120 km/h balançam prédio “do Ney” em BC
Movimentação do Yachthouse foi registrada por construtora durante passagem de ciclone
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os ventos acima de 100 km/h na quinta-feira balançaram as torres gêmeas do Yachthouse, prédio de luxo com 81 andares onde o jogador Neymar é dono da cobertura. O presidente da construtora Pasqualotto>, Alcino Pasqualotto, publicou um vídeo que mostra o balanço do edifício, em movimentação considerada normal e já prevista nos projetos do prédio.
“Hoje tivemos em nosso empreendimento ventos com 120 km/h, em medições feitas por nossos equipamentos. Quando desenvolvemos os projetos, sabíamos que deveríamos prever, e até mesmo [velocidades] superiores a 200 km/h poderiam ocorrer com as variações climáticas. A movimentação é mínima e imperceptível ao conforto de quem está nos apartamentos”, relatou o empresário.
No alto de outro prédio da construtora, o edifício Vitra, na avenida Brasil, o monitoramento marcou rajadas de 119 km/h.
A construção dos grandes edifícios de Balneário Camboriú passa por testes em túneis de vento em laboratórios de engenharia na Europa e nos Estados Unidos. O nível de oscilação é calculado nos projetos conforme a altura, sendo previsto pra evitar danos estruturais.
Com 280 metros de altura, o Yachthouse é o segundo residencial mais alto da América do Sul. Para garantir conforto aos moradores, as torres são as primeiras do Brasil a contar com um sistema de amortecimento, que reduz a sensibilidade ao balanço. A cobertura foi comprada por Neymar e já foi entregue ao jogador.