Hercílio luz
Vaga para deficientes é ocupada por lixeiras
Morador se queixa da falta de planejamento da obra de revitalização do calçadão
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um morador de Itajaí criticou a instalação de um contentor de lixo em uma vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com deficiência (PcD) em frente à Drogaria Catarinense da rua Hercílio Luz, em Itajaí.
Segundo o denunciante, que é aposentado, a lixeira gigante foi instalada depois do início da obra de revitalização da Hercílio Luz, e ocupa o espaço há mais de um mês. Uma funcionária da farmácia confirmou que os lixeiros estão ali desde junho.
No local, o DIARINHO apurou que o contentor de lixo está ocupando uma vaga PcD, enquanto a vaga da frente, exclusiva para idosos, continua livre para estacionar.
A Secretaria de Obras de Itajaí explicou que os lixeiros fazem parte do projeto de reurbanização da Hercílio Luz e que aquele espaço não terá mais vagas especiais.
Segundo a Codetran, a realocação das vagas já está no cronograma das equipes de trabalho e novas vagas especiais serão demarcadas na área até esta segunda-feira.
De acordo com lei federal de 2000, 2% das vagas de uma área de estacionamento devem ser destinadas às pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.