Vai um peixinho?
Itajaí, capital nacional da pesca, tem um mercado público para chamar de seu
Mercado do Peixe é ponto de encontro dos itajaienses
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Vai uma tainha assada? Uma sardinha fritinha? Os pescados estão sempre presentes nas refeições dos moradores de Itajaí, sejam os itajaienses de coração ou nativos. Os frutos do mar são a grande pedida dos restaurantes e também da economia da cidade que é a capital nacional da pesca.
Reconhecida pela pesca industrial, Itajaí e a vizinha Navegantes representam juntas 62% do mercado de pescados do Brasil.
Segundo o diretor de Pesca de Itajaí, Rodrigo Silveira, a média de consumo per capita de pescados em Itajaí é de 10,5 kg/ano, conforme apontam as pesquisas nacionais.
“Se leva em consideração a estimativa de captura e a média de vendas que os comerciantes registram, e chegamos na mesma média nacional. Está crescendo, em face do pescado ser a melhor e a mais saudável proteína animal. Acredito que teremos melhores números nos próximos anos, tendo em vista que o consumo de todas as espécies, incluindo pescados, crustáceos, mexilhões e ostras, vem crescendo muito,” reforça.
Mas o que faz a atividade tão especial? O protagonismo na pesca industrial, por exemplo, gera mais de 30 mil empregos diretos e indiretos, e contribui para o município estar em quarto lugar como o maior gerador de empregos do país.
A Festa do Peixe, uma homenagem aos pescadores da cidade que aconteceu nos últimos anos, reforçou a gastronomia local com pratos à base de peixes e frutos do mar, reunindo a comunidade e visitantes para o evento gratuito que ficou famoso por expandir a cultura peixeira.
Itajaí também conta com três mercados de peixe. O maior e mais tradicional fica no centro. O Mercado Arno Bauer fica na avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, e dispõe de mais de 40 boxes que vendem diversos pescados e produtos do mar. No local, além dos restaurantes, o espaço é ponto de encontro e palco para apresentações artísticas e culturais.
Outro mercado movimentado fica na rua Vereador Airton de Souza, 508, no bairro São Vicente, com seis boxes de venda de peixe. Já o terceiro mercado de peixe de Itajaí fica no bairro Promorar e conta com quatro boxes.
Caminhão do Peixe circula pelos bairros
Não precisa sair de casa para comprar o peixe fresco de cada dia. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o consumo de pescados nos bairros com o Caminhão do Peixe. Semanalmente o veículo passa pelas ruas dando chance para que os moradores comprem pescados de qualidade e com bom preço. Itajaí é a única cidade do Brasil que mantém o veículo em funcionamento desde 2005. A agenda da semana é divulgada sempre no site da prefeitura.
O Caminhão do Peixe está passando por reparos e retorna
com a programação em julho
CONFIRA ALGUMAS OPÇÕES DE GASTRONOMIA
Saco Xeio
São 50 anos de tradição preparando pratos com o melhor na gastronomia com frutos do mar e a moqueca gratinada mais famosa de Itajaí. Localizado na Beira Rio, a vista
é o grande chamariz, além da boa culinária
Zephyr Seafood & Nikkei
Com vista privilegiada, o restaurante oferece uma experiência gastronômica internacional de alto nível. Os pratos com frutos do mar são o carro-chefe da casa que traz uma fusão da culinária japonesa e peruana
Bokerão Dupera
Desde 1990, o restaurante tem pratos brasileiros e, é claro, uma variedade de frutos do mar. Ele também está na Beira Rio e tem vista panorâmica para a paisagem