A Festa do Peixe voltará a Itajaí após dois anos. A confirmação foi anunciada pelo prefeito Robison Coelho (PL). Segundo ele, a festa vai rolar no dia 28 de junho, em estrutura montada no estacionamento ao lado do Centreventos.
Continua depois da publicidade
A festa celebra o Dia do Pescador, em 29 de junho, e é marcada pela distribuição gratuita de pratos à base de peixes, preparados de diversas formas por voluntários de secretarias municipais ...
A festa celebra o Dia do Pescador, em 29 de junho, e é marcada pela distribuição gratuita de pratos à base de peixes, preparados de diversas formas por voluntários de secretarias municipais e entidades, e distribuídos à população. A última edição foi em 2022, com entrega de 12 toneladas de pescados, participação de 37 entidades e mais de 32 mil visitantes.
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, a festa sofreu com quatro cancelamentos. Foram dois durante a pandemia, em 2020 e 2021, quando o evento não aconteceu devido às restrições sanitárias, e outros dois em 2023 e 2024.
A festa é resultado de parceria entre o município e os sindicatos dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), e o dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), integrando as comemorações do aniversário de Itajaí, em 15 de junho. A prefeitura ainda vai divulgar detalhes e atrações para a edição deste ano.
Continua depois da publicidade
Previsão de 15 toneladas de peixe
A prefeitura prevê a distribuição de 15 toneladas de peixes durante a festa, com cerca de 40 barracas participantes. A secretaria de Desenvolvimento Econômico está articulando a organização com as entidades envolvidas para a divulgação das informações oficiais.
O presidente do Sitrapesca, José Henrique Pereira, informou que a retomada do evento foi discutida com o então diretor de Pesca da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ernando Alves Júnior. Como houve mudança na secretaria, ele espera conversar com o novo diretor pra ter as definições finais com o Sindipi. “Estamos na expectativa de uma festa boa. Vamos ver a organização como vai ficar”, disse.
O Sindipi confirmou a parceria pro evento. Nesta quinta-feira, o presidente da entidade, Agnaldo Hilton dos Santos, faz reunião com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, pra discutir detalhes da festa. Entre as definições está a quantidade de peixes que será doada pelas empresas associadas pra viabilizar o evento.