PODE VIR, CARNAVAL!
Mais de 100 pessoas participam da primeira aula gratuita de samba em Itajaí
Adesão foi tão grande que aula saiu de dentro da Casa da Cultura e foi pra praça Arno Bauer
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Quem ainda não tem samba no pé não precisa de desculpa para não curtir o carnaval. A Prefeitura de Itajaí está oferecendo aulas gratuitas de samba na Casa da Cultura Dide Brandão, às terças e quintas, até o dia 12 de fevereiro. A primeira aula aconteceu na noite de terça-feira e reuniu mais de 100 pessoas.
Com a grande adesão, a atividade saiu de dentro da Casa da Cultura e foi para a praça Arno Bauer, ao lado do espaço cultural. O cenário virou atração à parte e São Pedro curtiu tanto o clima que não mandou aquela típica trovoada das noites quentes de verão para atrapalhar.
Continua depois da publicidade
As aulas são comandadas por Keyt Blue, nome artístico da dançarina, professora e coreógrafa Keyt Jamile Ribeiro Martins, que soma mais de 23 anos de trajetória na dança. E para participar não precisa de inscrição. Basta chegar às terças ou quintas, das 20h às 21h30.
A dica é ir com roupas confortáveis, tênis ou salto e, principalmente, disposição para aprender, errar, rir e evoluir. “É muito mais que dança. É expressão, história e alegria. Um espaço para quem quer brilhar, se descobrir e viver o samba com leveza, garra e amor”, afirma Keyt.
A proposta das aulas vai além da técnica: é um convite à conexão com a cultura brasileira, ao fortalecimento do corpo e da autoestima e à vivência da alegria que o samba representa. “É uma aula leve, divertida e cheia de energia. Além de aprender passos e técnicas, os alunos vão se conectar com o ritmo, trabalhar postura, coordenação e, principalmente, a confiança”, explica.
As aulas são abertas a todos os públicos. “O samba é para todos. Homens são super bem-vindos e têm muito espaço para aprender, se expressar e curtir o ritmo”, reforça.
Não é necessário ter experiência. Segundo Keyt, com dedicação e comprometimento, em quatro a oito aulas já é possível aprender o básico e ganhar confiança para dançar sem medo. “Não vira passista profissional nesse tempo ainda, mas já dá pra se soltar, curtir e sambar com dignidade”, brinca.
Vasta experiência
Keyt Blue atua como professora, coreógrafa e influenciadora digital, com especialidade em samba e danças urbanas, além de experiência em ritmos brasileiros e afro. Por 21 anos integrou o elenco principal da Companhia de Dança Millennium, de Itajaí, com participações em programas como Domingão do Faustão, Fantástico, Globo Repórter, Programa Silvio Santos, Got Talent Brasil, Astros e Se ela dança, eu danço.
Ela também soma experiências internacionais, incluindo uma temporada de trabalho na China, atuação como passista da Bateria Show da Pura Kadência e participação na abertura do show da cantora Ludmilla, no evento Numanice, em 2023. Atualmente, integra o quadro de professores de escolas de dança da região e desenvolve projetos sociais como educadora de dança.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
