Quase inverno
Frente fria traz chuva e friaca semana que vem
De sábado para domingo previsão é que temperatura caia mais de 10 graus
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Uma frente fria deve chegar a Santa Catarina entre o domingo e segunda-feira trazendo para o estado frio e chuva que devem persistir durante toda a próxima semana. As temperaturas devem despencar dos 30º de sábado para 15º a partir de domingo. Pode preparar o casaco e o guarda-chuva que teremos finalmente frio, senhoras e senhores.
Mas esse sábado será um espetáculo para quem quer curtir a praia. A previsão é de sol, poucas nuvens, e temperaturas máximas de até 32°C na região da Amfri. Só que, segundo as meteorologistas Francine Sacco e Elen Pelissaro, da Defesa Civil de Santa Catarina, a partir da manhã de domingo o avanço da frente fria deixa o tempo instável e com chuva nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
No decorrer do dia, essa friaca se estende para as demais regiões de Santa Catarina. O tempo chuvoso combinado com a virada do vento para sul, devido à aproximação de uma massa de ar de origem polar, provoca queda brusca das temperaturas.
Continua depois da publicidade
No centro ao sul do estado, as temperaturas caem de 30°C no sábado pra no máximo 15°C no domingo. A condição de chuva e frio segue também na segunda-feira, atingindo todas as regiões catarinenses.
Pelo laboratório de Climatologia da Univali, na região da Amfri a passagem da frente fria será sentida partir do domingo. O dia começará com sol, mas logo as nuvens aumentarão e a chuva deve chegar a partir da tarde.
A semana de aniversário de Itajaí tem previsão de ser chuvosa, com volumes superiores a 100 mm. A partir do final de domingo, as temperaturas mínimas ficarão entre 10/14°C e as máximas não passam de 17/22°C.