TEMPO
Nevoeiros devem seguir até sábado na região
Canal de acesso ao complexo portuário ficou fechado e 13 voos sofreram atrasos hoje
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O nevoeiro que marca o amanhecer em Itajaí e região deve prosseguir até sábado, segundo o Laboratório de Climatologia da Univali. A cerração que atingiu o rio Itajaí-açu nesta quarta-feira, além de causar o acidente entre o ferry-boat e um barco de pesca, atrasou voos no aeroporto de Navegantes e fez com que a boca da barra fosse fechada pela Marinha do Brasil.
Segundo a CCR Aeroportos, o nevoeiro fez com que 13 voos sofressem atrasos. Já segundo o serviço de praticagem de Itajaí, a boca da barra foi fechada pela Marinha às 6h21, seguindo com a restrição de navegação até 9h40.
Continua depois da publicidade
O aviso foi feito para as embarcações da zona portuária e não afetou barcos de pesca. “Quando a barra fica impraticável são suspensas as atividades dos navios que dispõe dos serviços do prático, profissional habilitado para executar as manobras de um navio”, informou a Marinha do Brasil.
A paralisação provisória da navegação pode voltar a ocorrer nas manhãs dos próximos dias, se os nevoeiros seguirem prejudicando a visibilidade no rio Itajaí-açu. O tempo seco, com sol e poucas nuvens provoca a condição de nevoeiros na região devido à influência da circulação marítima, que traz a umidade do oceano para o continente.
Continua depois da publicidade
Segundo o climatologista Sergey Araújo, o nevoeiro é chamado “de irradiação”. “Como não tínhamos nuvens à noite, ou seja, o céu limpo, a temperatura caiu mais rapidamente. Assim o solo resfria e a umidade sobre ele condensa, formando o nevoeiro. Aquele velho ditado popular: nevoeiro baixa, sol que racha. Quando o sol aparece, ele se dissipa”, explicou.
O tempo só deve mudar a partir de sábado, com risco de chuva e temporais pela chegada de uma frente fria na região. “Até sábado teremos chance de nevoeiros isolados. Nesta quinta-feira há chance de chuvisco isolado em alguns lugares e outros nevoeiros. A partir do final de tarde de sábado chuva”, acrescenta.