Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ameaças a Jorginho serão investigadas


Ameaças a Jorginho serão investigadas
(foto: divulgação)

Deputado estadual Ivan Naatz (PL) afirma que supostas ameaças de morte contra o governador Jorginho Mello (PL) devem ser investigadas

 

Ameaça de morte contra o governador

O deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL), da base do governo na Leléia, se manifestou, via redes sociais, sobre as supostas ameaças de morte contra o governador little Jorginho ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Ameaça de morte contra o governador

O deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL), da base do governo na Leléia, se manifestou, via redes sociais, sobre as supostas ameaças de morte contra o governador little Jorginho Mello (PL) por meio de suspeitos em um grupo de zapzap.

 

 

Investigada

Naatz defendeu que em tempos de crescimento dos casos de violência e elevação da temperatura política no Brasil, e no cenário internacional (lembrando do terrível caso recente dos Estados Unidos), nenhum tipo de ameaça deve ser menosprezada e deve, sim, ser rigorosamente investigada.

Absurdo contra a democracia

“Não se pode tolerar que homens públicos sejam ameaçados simplesmente por terem sua ideologia ou posição política forte e definida; é um absurdo contra a democracia e o livre debate de ideias”, afirmou, acrescentando que confia na investigação da polícia catarinense que deve esclarecer todos os fatos.

Deco condenado

André Gustavo Sandri Silva, o Deco Sandri, chefe de gabinete do prefeito Robison Coelho (PL), foi recentemente condenado a três anos e seis meses de prisão por adulterar e vender álcool em gel impróprio ao consumo, pasmem, durante a pandemia de coronavírus, quando as pessoas estavam mais frágeis e assustadas e consumiam muito o produto para tentar se proteger da covid.

Serviços à comunidade

A decisão da juíza Clarice Ana Lanzarini, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí, rolou no início deste primaveril mês de setembro. Por ser uma pena inferior a quatro anos e pelo fato de Deco não ter antecedentes graves, a juíza fixou regime aberto, com prestação de serviços à comunidade, na proporção de uma hora pra cada dia de condenação.

Mais multa

O chefe de gabinete do prefeito também terá que pagar 12 dias-multa, no valor de 1/30 do salário-mínimo. O caso ainda não transitou em julgado, ainda cabe recurso, mas deve dar dor de cabeça no paço da Vila Operária, pelo menos moralmente, se quiser manter a imagem de governo que faz tudo certinho.

 

“Orgulho é igual cebola: quanto mais camadas você tira, mais choro dá” - Pai Atanásio

 

Água de defunto

Deco é o todo-poderoso, mesmo tendo no seu “currículo” um histórico de atitudes questionáveis. Além dessa questão da adulteração do álcool em gel na pandemia, que é algo gravíssimo, o chefe de gabinete foi um dos principais envolvidos naquela questão absurda da falsa água de defunto usada em uma eleição.

Confusão em jogo

Deco, que também é metido a coach e gosta de ir na televisão mostrar seu livro que “ensina” as pessoas a ficarem ricas, mas na verdade é herdeiro de família com muito dinheiro, se envolveu mais recentemente numa baita confusão em jogo de futsal, no ginásio Gabriel Collares, com direito a agressão contra um guarda municipal. A atitude do chefe de gabinete causou a maior revolta entre a corporação da guarda pexêra

Amigos e familiares

Nos corredores do paço municipal dizem que Deco manda muito mais do que o papai-sabe tudo Rubens Angioletti (PL), o que deixa o vaidoso vice-prefeito fulo da vida. Além disso, o chefe de gabinete também teria inúmeros amigos e parentes em cargos na prefa ou em empresas que prestam serviço pro município.

ADVB

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) realiza nesta terça-feira, em Navegantes, mais uma edição do Encontro de Ideias. Desta vez, o evento é dedicado ao tema da mobilidade — assunto que se tornou central no debate sobre competitividade e desenvolvimento, especialmente aqui na região.

 

 

Senado realiza sessão especial em comemoração aos 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina  (foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Senado realiza sessão especial em comemoração aos 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina (foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

 

 

Navega

A iniciativa chega a Navega city para demonstrar a relevância que a cidade do outro lado da vala tem conquistado no eixo mobilidade. O encontro reúne nomes de peso do setor público e privado, entre eles o prefeito Liba Top, ops, Liba Fronza (PSD), que vem se destacando pelos compromissos audaciosos que assumiu no município e vem cumprindo.

Avançando

Teve quem duvidou do cronograma quando Liba lançou o pacotão Avança Mais Navega, com investimentos da ordem de R$ 150 milhões. Mas o que se vê semanalmente é a gestão anunciando conclusões e novas obras sendo iniciadas por toda a cidade.

Participação

Ao apoiar e sediar o evento, Liba reforça a importância de abrir espaço para que a comunidade e a sociedade civil organizada participem ativamente das discussões sobre o futuro das cidades. Mobilidade, afinal, não se resolve apenas com obras, mas com diálogo, planejamento e visão de longo prazo.

Nunca existiu

O vereador Pedro Molleri, o Pedrão da Celesc (PL), propôs projeto pra revogar a denominação de Gabriel Antônio Cunha, que seria lá no Arraial dos Cunhas, na zona rural da city pexêra. Acontece que essa via nunca foi aberta e, passados 20 anos, nunca existiu de fato.

Raio-x das vias

Óia, já escutei muita coisa de que tem rua denominada que nunca existiu (olha a prova aí!), que tem via que foi simplesmente engolida por empreendimento sem a devida desafetação e até de duplicidade de vias em Itajaí. Seria interessante fazer um raio-x pra averiguar. O exemplo do projeto do Pedrão demonstra essa situação.

Mortes

Infelizmente, de uns tempos pra cá, não tem uma semana em que o DIARINHO não estampe uma morte de trabalhador ou prestador de serviço na construção civil da região. É preciso endurecer as regras de equipamentos de segurança pra preservar a vida desses trabalhadores, punindo empresas que fornecem e obrigam, e também que se negam à usá-los. 

Oportunismo!

Prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), falou durante a reunião estadual do partido na city da praia alagada, digo, alargada, que “quem não estava ainda no partido, agora era hora de entrar, para não soar oportunismo quando a pessoa quiser ingressar num futuro próximo”.

Sentiu

Quem estava presente sentiu a fala pesada de Juliana como um recado e um dos infiéis, digo, participantes, era o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho, ops, Carlos Humberto (PL?).

Não gostou

O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB?), comentou a decisão da Justiça que suspendeu o decreto que proibia a realização de eventos eróticos no Teatro Bruno Nitz, na Maravilha.

Não é

“A prefeita Juliana está com toda a razão, o teatro municipal não é lugar para esse tipo de atividade. Espaços públicos devem ser dedicados à cultura, à arte e às famílias, e não a eventos de cunho erótico”, disparou o Achutti em suas redes sociais.

Balanço positivo

A deputada federal Daniela Reinehr (PL), vice-presidente da Comissão Especial sobre o Sistema Portuário Brasileiro, que inclusive trata do Projeto de Lei 733/2025, fez um balanço positivo de sua participação na Missão Internacional Brasil Export 2025, realizada em Paris (na França), na última semana.

Força de SC

Durante a agenda que reuniu ministros, parlamentares, especialistas e representantes do setor produtivo, a parlamentar catarinense aproveitou a oportunidade para colocar o Brasil em evidência e, ao mesmo tempo, mostrar a força da Santa & Bela Catarina no cenário portuário.

Seis portos

“Nosso estado é o único do país com seis portos públicos em operação e se prepara para receber o terminal graneleiro e um novo empreendimento privado em Itapoá, com expectativa de movimentar 11 milhões de toneladas anuais e gerar 3 mil empregos diretos e indiretos”, destacou a deputada lembrando, mais uma vez, que essa vocação natural precisa ser fortalecida com segurança jurídica, liberdade econômica e eficiência.

Lei dos Portos

Na mesa-redonda dedicada ao PL 733/2025, a deputada ressaltou que 95% do comércio exterior brasileiro passa pelos portos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Para ela, a atualização da Lei dos Portos é estratégica para reduzir burocracias, agilizar licenciamentos ambientais e consolidar a governança portuária.

Destravar obras

Entre os avanços previstos pelo projeto que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasólia, Daniela citou concessões e arrendamentos, o licenciamento ambiental integrado e a simplificação regulatória. “São mudanças que podem destravar obras que hoje levam anos para sair do papel e abrir espaço para novos negócios no setor”, avaliou.

Eficiência logística

O roteiro na capital francesa incluiu visitas técnicas aos portos de Haropa (Le Havre) e Marselha, reconhecidos pela eficiência logística e pelas práticas de sustentabilidade, além de encontros com investidores e autoridades francesas.

Convicção

“O que nos fez voltar com ainda mais convicção de que o Brasil pode aumentar ainda mais o seu protagonismo no comércio internacional. Mas, para isso, precisamos garantir estabilidade institucional e jurídica, promovendo um ambiente de confiança para os investidores. O futuro da nossa competitividade passa, necessariamente, pelos portos”, destacou Daniela Reinehr.

50 anos

O Senado celebrou em sessão especial, nesta segunda-feira, os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina (SAN) e os 30 anos da Procuradoria Especial do Estado em Brasília.

Diálogo e diplomacia

Os participantes destacaram a atuação das duas entidades junto ao judiciário, ao legislativo e a órgãos federais, na promoção do diálogo político e da diplomacia federativa com o objetivo de promover a Santa & Bela Catarina, estimulando seu desenvolvimento econômico e social. A sessão foi requerida pelo senador turco-careca Esperidião Amin (PP).

Amin

“Estes 50 anos da representação de Santa Catarina, independentemente da sua forma jurídica, não resumem nem contêm tudo o que se pode dizer a respeito do esforço do estado de fazer-se presente na capital federal, Brasília. Na verdade, todos esses esforços tiveram vários personagens”, disse o senador, apontando a competência do corpo técnico das entidades.

Competência

A senadora Ivete da Silveira (MDB) disse que a SAN tem sido uma ponte essencial entre os interesses do estado e o governo federal. Segundo ela, com a liderança da secretária Vânia Franco, a secretaria vem atuando com competência para garantir que o estado esteja presente nas decisões mais importantes.

Ivete

“É ali que os projetos ganham força, que as pautas se organizam, que os prefeitos encontram acolhimento e orientação, que os parlamentares recebem suporte técnico para as suas emendas e que Santa Catarina marca presença com unidade e protagonismo”, pontuou a senadora.

Seif

Na opinião do senador Jorge Seif, o zero meia (PL), as duas entidades têm sido a linha de frente do estado. Essas instituições representam, ao mesmo tempo, estratégia e humanidade, ajudam na atração de recursos e investimentos, protegem setores como pesca, agronegócio e serviços, e também acolhem cidadãos que precisam de amparo e saúde na capital federal — declarou.

Vitórias no judiciário

A atuação “profissional e ágil” das duas representações em Brasília, segundo o governador Jorginho Mello, possibilita à máquina estadual trabalhar de forma eficiente. De acordo com ele, essa articulação e acompanhamento, tem feito com que o estado obtenha vitórias importantes no âmbito judicial, como foi na questão liminar na Adi 7811, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo os processos que questionavam a lei ambiental de Santa Catarina sobre os campos de altitude e sobre o direito do estado de receber royalties pela exploração de petróleo e gás na camada pré-sal da Bacia de Santos.

Jorginho

“Conseguimos agora que os estados do Paraná e de São Paulo nos pagassem aquilo que era de direito. Só foi pelo trabalho competente de cada um dos senhores que nós conseguimos ter sucesso nessa empreitada”, enalteceu Jorginho.

Parcerias

O presidente da Fecomércio de Santa Catarina, Hélio Dagnoni, aplaudiu o fortalecimento da Secretaria de Articulação Nacional para impulsionar projetos para ampliar a capacidade portuária, a infraestrutura logística e o turismo do estado. “Mais do que uma casa, ela é um lar do catarinense, pois é acolhedora, portadora dos nossos interesses e sensível às causas do setor produtivo catarinense”, afirmou Dagnoni.

Itajaí e São Francisco

Nabil Adghoghi, embaixador do Marrocos no Brasil, reforçou a relevância da representação catarinense em Brasília para o fortalecimento das parcerias internacionais. Ele classificou a relação com o estado fundamental para o avanço dos acordos bilaterais assumidos com o Brasil, destacando que há amplo espaço para a diversificação e o fortalecimento de trocas manufatureiras de alto valor agregado com Santa Catarina.

Potencial extraordinário

Segundo Nabil, o estado “oferece extraordinário potencial de cooperação”, seja na agricultura e no desenvolvimento de tecnologias para o setor, na indústria farmacêutica, no turismo e na logística portuária e marítima, ao citar os portos de Itajaí e de São Francisco do Sul que estão entre os maiores e mais movimentados do país.

Representantes

A homenagem contou com a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm e as secretárias de Governo, Danieli Pinheiro, e da Educação, Luciane Ceretta. Além do vice-presidente representante da OAB de Santa Catarina, Rafael Horn e membros do corpo diplomático de vários países, como China, Catar e Reino do Bahrein.

Linda e bela

Os hinos nacional e de Santa Catarina, tocados durante a celebração, foram interpretados pela cantora Bia Barros, acompanhada pela Camerata Florianópolis. Eles encerraram a homenagem com a música “Linda e bela Santa Catarina”, de Ivonir Machado


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Ameaças a Jorginho serão investigadas

JotaCê

Ameaças a Jorginho serão investigadas

Sofreu acidente, perdeu o benefício? Entenda como transformar isso em aposentadoria antecipada e numa alta indenização

Direito na mão

Sofreu acidente, perdeu o benefício? Entenda como transformar isso em aposentadoria antecipada e numa alta indenização

Casa-cela?

Coluna Esplanada

Casa-cela?

Escalada do ódio político

Coluna Acontece SC

Escalada do ódio político

Mais de oito mil MEIs usaram o programa Juro Zero

Charge do Dia

Mais de oito mil MEIs usaram o programa Juro Zero




Blogs

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.