REGIÃO
Cerração fechou portos e suspendeu voos
Fenômeno pode se repetir nos próximos dias no início da manhã
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Uma forte cerração atingiu Itajaí e região na manhã de terça-feira e interferiu no funcionamento do aeroporto de Navegantes e do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.
No aeroporto internacional Victor Konder, o nevoeiro fechou o terminal para pousos e decolagens no início da manhã. Foram três voos alterados e cinco que sofreram atrasos. O aeroporto só foi reaberto às 9h45.
Já o canal de acesso ao porto foi fechado por três horas, entre 6h30 e 9h30, voltando a operar normalmente na sequência.
O climatologista Sergey Araújo, do Laboratório de Climatologia da Univali, informou que há previsão de que o fenômeno se repitie nos próximos dias, principalmente no início da manhã.
A cerração é ocasionada pela diferença da temperatura do mar com a da atmosfera. “Uma parcela de ar com uma temperatura diferente sobre o oceano, que está em outra temperatura, acaba condensando e formando o nevoeiro marítimo”, explica Sergey. “Até sexta-feira avança u no início do dia e à noite. Nos demais dias, a cerração ficará mais na madrugada”, completa.
Outro nevoeiro que ocorre com frequência no inverno é o “radiativo”, que é a diferença da temperatura entre a atmosfera e o solo.