NA ESTRADA
Bora curtir São Joaquim: a cidade turística mais fria do Brasil
São Joaquim é um dos principais destinos de inverno, mas a cidade tem atrações para todas as épocas do ano
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Com as temperaturas caindo, a Serra Catarinense se torna um dos principais destinos turísticos. São Joaquim é uma das cidades mais frias do Brasil e é uma parada obrigatória para os amantes das baixas temperaturas. Localizada a mais de mil metros acima do nível do mar, a cidade é um dos poucos locais do país que registra neve todos os anos. Rodeada de pousadas, hotéis e vinícolas, São Joaquim vai além do turismo de inverno. Possui atrativos para curtir em qualquer época do ano. Pensando nisso, o DIARINHO colocou o pé “Na Estrada” e te apresenta alguns pontos que você não pode deixar de conhecer.
Cachoeira do Pirata
Uma das quedas d’água mais bonitas da cidade, a Cachoeira do Pirata tem cascata com queda livre de 15 metros. A atração fica a 18 quilômetros do centro de São Joaquim, dentro de uma propriedade particular, mas os donos do terreno sempre liberam os visitantes. Na estrada já é possível avistar a queda d’água de longe. Para acessar a cachoeira, é necessário fazer uma pequena trilha, fazendo com que o visitante entre em contato com a natureza e aproveite para relaxar.
Mirante das Araucárias
Logo após o portal de São Joaquim, na SC 114, em direção a quem vai pra Lages, se encontra uma das vistas mais sensacionais da cidade serrana. O Mirante das Araucárias, também conhecido como Mirante dos Pinheiros, proporciona uma visão deslumbrante e do alto do campo de araucárias. As árvores de pinhão podem chegar até 50 metros de altura e são típicas da região.
Casa do Vinho
A Casa do Vinho é considerada uma das maiores distribuidoras de vinhos finos de altitude da Serra Catarinense e está entre as 10 melhores lojas do país nos sites especializados. O local oferece degustação aos clientes sob agendamento. A Casa do Vinho fica no centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e 13h30 às 19h, no sábado das 9h às 12h e 13h30 às 18h e no domingo das 9h às 12h.
Rolê nas vinícolas
São dezenas de produtores de vinho que fazem com que o enoturismo se fortifique na região de São Joaquim. Uma das vinícolas é a Villaggio Bassetti, fundada em 2005. Ela fica na rodovia SC 114, no km 295. Além de poder agendar visita para conhecer todos os cantos, é possível fazer passeios pelas parreiras de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.
A vinícola mais premiada do estado fica em São Joaquim. A D’alture tem mais de 14 hectares de uvas plantadas. Além de um tour pelo local, a vinícola possui local para piquenique, almoço e hospedagem. Ela está na SC 114 e atende pedidos de reservas.
Igreja Matriz São Joaquim
Construída em 1918, a Igreja Matriz chama a atenção de longe pela sua arquitetura. A estrutura é toda de pedra basalto, que foi retirada das morrarias próximas e trazida até a praça João Ribeiro, no centro da cidade, através de carros-de-boi. Ainda na parte externa da igreja, as esculturas de profetas bíblicos e do casal Adão e Eva chamam a atenção.