UNIVERSO
Raro “desfile” no céu terá alinhamento de cinco planetas e a Lua hoje
Fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar da Terra
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Na noite desta terça-feira, um raro fenômeno poderá ser observado de qualquer lugar da Terra. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Urano e a Lua vão se alinhar em um arco.
O fenômeno acontece ao longo da semana, mas, de acordo com especialistas, o melhor dia para ver o alinhamento será na terça. O desfile planetário começa a ser visível logo após o pôr do sol.
O astrônomo da Nasa, Bill Cooke, explicou que será mais fácil observar os astros no céu claro e com um bom campo de visão do horizonte na direção oeste. Ele afirma que, por conta do brilho intenso, Vênus e Marte serão mais fáceis de identificar.
O segundo planeta do sistema solar será um dos pontos mais brilhantes do céu. Enquanto o planeta vermelho está próximo da Lua. Já Mercúrio e Urano serão mais difíceis de perceber.
De acordo com o astrônomo do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, Jake Foster, esse tipo de alinhamento é particular da nossa perspectiva no planeta Terra. "Os planetas não estão alinhados agora, eles estão todos espalhados pelo Sistema Solar, mas apenas da nossa perspectiva, de vez em quando, eles se aproximam o suficiente um do outro no céu para que possamos ver alguns deles assim", informou.
Última dica para não perder o fenômeno: a melhor chance de localizar os planetas é longe das luzes da cidade e sem muitos pontos de obstrução da vista.