Penha
Cemitério do Gravatá será ampliado e revitalizado
Projeto foi anunciado em audiência pública que discutiu lotação de cemitérios públicos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A audiência pública que discutiu nesta semana a superlotação dos cemitérios públicos em Penha terminou com o acordo para a ampliação e revitalização do cemitério do Gravatá. Para realizar as melhorias, o município precisa comprar parte de um terreno.
“Assinamos o termo de acordo administrativo, amigável, que transfere para o município, através da compra, uma fração de um imóvel para iniciarmos as obras de ampliação do cemitério do Gravatá e também a construção da capela mortuária”, informou a secretária de Administração e Finanças, Camila Luchtenberg.
De acordo com o prefeito Aquiles da Costa (MDB), a transferência do imóvel deve ser finalizada em 2023. “Essa é uma demanda que o povo de Penha precisa com urgência e com muito esforço de todos os setores conseguimos realizar”, destacou.
A lotação dos cemitérios foi tema de audiência pública na terça-feira passada, na Câmara de Vereadores, com participação de representes da prefeitura e da comunidade. A cobrança por soluções vem desde o ano passado, quando a audiência foi pedida pelos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, e João Antônio Costa (Cidadania), o Barriga.
Três cemitérios
Penha tem três cemitérios públicos, no centro, Gravatá e Armação, todos já sobrecarregados. A ampliação e reforma da unidade do Gravatá já estava nos planos do município.
Para o local, os moradores também reivindicavam a construção de uma capela mortuário e espaço para estacionamento, melhorias que são previstas no novo projeto.