REGIÃO
INC reforça potencial de cluster naval
A empresa triplicou o volume de trabalhadores neste ano e tem obras de grande porte com início confirmado em 2023
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC) chega ao final deste ano com 200 trabalhadores próprios e terceirizados, o que reforça seu papel na retomada da indústria da construção naval em Navegantes. O número de postos de trabalho no estaleiro tende a permanecer estável ou até crescer em 2023 com obras de grande porte que já estão contratadas e prospectadas. A empresa ainda tem na região seus principais fornecedores e prestadores de serviços, o que garante a movimentação de todo o cluster da construção naval na região.
No raio de 100 quilômetros do estaleiro encontra-se a melhor metalomecânica do Brasil, com praticamente tudo que a indústria naval requer e mão de obra extremamente qualificada.
Em 2022 a empresa atendeu contratos com o governo do Paraná com a reforma de três ferry-boats, a construção de dois atracadouros novos com quatro flutuantes e reforma de mais dois. Também executou serviços de reparos e reformas em embarcações para o Departamento Hidrográfico de São Paulo e para a NGI Sul (que opera as travessias entre Itajaí e Navegantes), e construiu duas novas balsas para travessias no interior do Paraná.
“Vamos construir no ano que vem um ferry-boat de grandes proporções [com capacidade para 1,2 mil passageiros e 80 veículos] e um dique flutuante para reparos para a Internacional Marítima, que vão operar no Maranhão, e estamos participando de diversas concorrências públicas”, destaca o CEO do estaleiro, Josuan Moraes Júnior. Inclusive, essas concorrências poderão culminar na construção de embarcações para cabotagem no parque fabril da INC em Navegantes.
Know-how de décadas
A expertise da INC vem da sua controladora, a holding Internacional Marítima, pertencente ao grupo empresarial Cantanhede Participações. A empresa tem mais de 30 anos de mercado e operações no Maranhão, Pará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. É detentora das concessões para travessias de passageiros, veículos e cargas (com utilização de workboats e embarcações para passageiros) entre Ilha e Baixada Maranhense, São Paulo (São Sebastião e represas da EMAE e SESP), Guaratuba, e travessia entre Salvador e Itaparica.
As embarcações são construídas, reparadas e reformadas pela INC, que é o estaleiro da empresa que tem sua sede em Navegantes, onde presta serviços para a Internacional Marítima e em embarcações de terceiros nos segmentos de reparos ne reformas gerais. “Trabalhamos construindo embarcações novas e reparando as existentes, garantindo a eficiência a essas travessias”, acrescenta Josuan. A INC também é referência na construção e reparos de rebocadores portuários, navios de apoio à plataformas de petróleo, barcos de pesca.