Itajaí
Moradores denunciam esgoto em alagamentos no bairro Cordeiros
Relato é que rua fica cheia de dejetos toda vez que chove
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A chuva que provocou alagamentos em ruas do bairro Cordeiros, em Itajaí, nesta semana, revelou um problema que há tempos os moradores denunciam. Eles relatam que toda vez que chove, o esgoto se mistura à água dos alagamentos que atingem as vias.
Vídeos encaminhados por moradores da rua Américo Meinicke mostram carros e pedestres em meio à água preta e fétida que alagou a via. “Já foi feito de tudo - abaixo-assinado, denúncias – e sofremos com as cheias. Os moradores estão vendendo suas casas a preço de banana para ser livrar desse sofrimento”, relatou um denunciante.
O Semasa esclareceu que não há rede coletora de esgoto em funcionmento naquela região. Apesar de as tubulações estarem instaladas, elas ainda não foram ativadas. Conforme a autarquia, se existe esgoto na rede de drenagem pluvial ou mesmo na rede ainda sem operação do Semasa, a origem seria de ligações clandestinas.
O despejo irregular de esgoto é considerado crime ambiental. “O Semasa tem feito muitas ações de limpeza dessa rede e detectado esse despejo irregular, porém é muito difícil detectar de qual imóvel é”, esclareceu a assessoria do Semasa.
Para resolver os problemas históricos de cheias no bairro, a prefeitura faz obras de macrodrenagem da bacia do Cordeiros, com a instalação de tubos e galerias de drenagem e a recuperação das ruas por onde as obras passam.