As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris Litoral Sul conseguiram avançar, na madrugada desta quinta-feira (1), na limpeza da pista da BR-376, na serra de Guaratuba. O trabalho melhora as condições dos socorristas nas buscas por vítimas do deslizamento que atingiu ao menos 21 veículos na noite de segunda-feira.
Na quinta-feira, eles chegaram na área mais sensível, onde os carros foram arrastados e soterrados. A região deslizada tem uma extensão de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e o volume de terra ...
Na quinta-feira, eles chegaram na área mais sensível, onde os carros foram arrastados e soterrados. A região deslizada tem uma extensão de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e o volume de terra ainda a ser removido é de cerca de 5 mil metros cúbicos. Segundo o boletim do gabinete de crise que acompanha o caso, 7 mil metros cúbicos de terra foram retirados até quarta-feira.
O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda está no local, auxiliando na garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas. Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para reduzir riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.
Os serviços passam nesta quinta-feira pela estabilização da segurança para os trabalhos das equipes. Elas irão iniciar a fase de busca por setores onde serão feitas varreduras em todos os veículos, além da continuidade no processo de remoção de resíduos. A operação é feita com bombeiros, cães de buscas e máquinas.
Governo reduz estimativa de vítimas
Após a retirada de grande massa de terra da parte superior do deslizamento, o governo do Paraná reduziu a estimativa de potenciais vítimas para menos de 30 pessoas.
“Este número tem como base os dados concretos que o comando do incidente possui, como a redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais, e pode ser alterado à medida que novas informações vão sendo coletadas”, informa.
Por causa do grande volume de terra, ainda não é possível especificar com exatidão a quantidade de veículos e vítimas que podem estar soterrados no local. A previsão é que o tempo fique mais estável nesta quinta-feira na serra, o que pode contribuir para os avanços dos limpeza, busca e de resgate.
A tragédia na serra provocou até o momento a morte de duas pessoas, os caminhoneiros José Pires, 60 anos, de São Francisco do Sul (SC), e Márcio Rogério de Souza, 51, de Curitiba (PR). Outras seis vítimas foram resgatadas com vida.
Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido no local devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242.