Matérias | Política


ELEIÇÕES 2022

Região tem 18 vereadores pré-candidatos

Itajaí tem sete pré-candidatos dos 17 parlamentares da casa; presidente vai sair. Em BC, são seis; presidente ficará no cargo

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Legislação permite que candidatos sigam mandatos durante período eleitoral


Dos 18 vereadores da região que são pré-candidatos nas próximas eleições, sete confirmaram que vão continuar no Legislativo durante a campanha. Quatro deles adiantaram que devem se licenciar do cargo de vereador para se dedicar à campanha, enquanto outros ainda não decidiram ou não responderam. Pela legislação, os titulares de cargos legislativos podem se candidatar sem precisar deixar a função que ocupam.

Em Itajaí, sete dos 17 vereadores são pré-candidatos. Três confirmaram que vão se manter no cargo e três ainda vão decidir se ficam ou se saem durante a campanha. O único que confirmou a saída até o momento foi o presidente da Casa, Marcelo Werner (PSC). Ele deve se afastar das funções no período da campanha eleitoral, de 16 de agosto a 1º de outubro, mas adiantou que há chance de se licenciar já a partir da semana que vem.

Com a saída do parlamentar, que vai disputar uma vaga na Câmara Federal, duas cadeiras mudam no legislativo peixeiro. Como vereador, assumirá Rubens Pacheco (PSC), suplente da sigla. Na presidência, assumirá o vereador Rubens Angiolleti (Podemos), hoje vice-presidente da Casa. Pré-candidatas ao senado, as vereadoras Hilda Deola (PDT) e Chris Stuart (PSC) ainda decidiriam sobre eventual licenciamento da função.



O vereador Otto Quintino (Republicanos), pré-candidato a deputado estadual, informou que vai tomar uma decisão até o dia 16 de agosto, após o prazo final para registro de candidaturas conforme as convenções partidárias, que encerraram na sexta-feira. “No mês de agosto não irei me afastar, pois da última vez que fui candidato, retiraram o meu nome após a convenção. Então, vou aguardar oficialmente”, disse.

Anna e Osmar

Também na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, Anna Carolina Martins (PSDB), Maurílio Moraes (PP) e Osmar Teixeira (SD) confirmam que vão seguir na Câmara durante o período eleitoral. Em manifestação no plenário nesta semana, Anna destacou o motivo para a decisão, considerando que é líder da bancada de oposição e presidente da comissão de Legislação e Justiça, uma das mais importantes da casa.


“O governo quer que eu faça isso. Mas há projetos importantes para entrarem em votação nos próximos dias e eu não posso deixar o caminho livre para que sejam aprovadas alterações que podem comprometer o futuro da nossa cidade”, ressaltou.

Itajaí ainda tem outros dois pré-candidatos a deputados que eram vereadores mas já tinham saído da câmara e estavam como secretários municipais. Thiago Morastoni (Podemos), ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, concorre à Assembleia Legislativa, e Márcio “Dedé” Gonçalves (UB), ex-secretário de Obras, disputa uma vaga como deputado federal.

Lei não obriga candidatos a deixar cargos legislativos

A legislação eleitoral permite que ocupantes de cargos legislativos, como senadores, deputados e vereadores, se candidatem a outros cargos sem a necessidade de desincompatibilização, ou seja, a saída dos cargos que já ocupam. Com a regra, eles podem manter o exercício do mandato e concorrer ao mesmo tempo a outros cargos.

No caso de candidatos que ocupam cargos no poder Executivo, como presidente, governador e prefeito, há duas regras. Se a candidatura for para o mesmo cargo (reeleição), eles não precisam renunciar ou se afastar do mandato. Se for para um cargo diferente do ocupado, é preciso renunciar ao mandato seis meses antes da eleição.


BC tem seis pré-candidatos

Com 19 vereadores, a Câmara de Balneário tem seis parlamentares pré-candidatos às eleições. Dois deles confirmaram que ficarão no cargo no período eleitoral: o presidente Marcos Augusto Kurtz (Podemos), que disputa uma vaga na Assembleia, e o vereador Anderson Santos (Podemos), que vai concorrer a deputado federal.

Entre os três que saem, o vereador Lucas Gotardo (Novo) já se licenciou por 60 dias. Ele exonerou a equipe para que os assessores se dediquem 100% na campanha. “Eu entendo que os assessores não tem como fazer as duas funções, cuidar do gabinete do suplente e fazer campanha, então acabei exonerando todo mundo”, disse, avaliando que a decisão é a mais respeitosa com o dinheiro público.

Quem assume a cadeira de Gotardo é o suplente Naifer Neri, do mesmo partido. Em setembro, outros dois vereadores vão se licenciar. Pré-candidato a deputado federal, Marcelo Achutti (MDB) deixará a cadeira para a suplente Nena Amorim. Pré-candidato a deputado estadual, Arlindo Cruz (PSD) terá a vaga ocupada por Dani Serpa.


O vereador Eduardo Zanatta (PT) ainda definiria a situação conforme decisão do partido. Na sexta-feira, haveria reunião da executiva estadual do PT para definir a nominata oficial de candidatos.

Camboriú e Itapema

A região tem outros cinco pré-candidatos que são vereadores. Em Camboriú, Josué Pereira (MDB) disse que fica no Legislativo no período eleitoral enquanto disputa uma vaga na Câmara Federal. Outros três candidatos estão com situação a confirmar na cidade.

Pré-estadual, Marcio Antônio Pereira (PSDB) adiantou que pretende se licenciar do cargo, mas que ainda não está definido. A vereadora Andréia de Souza Machado (MDB), que tenta uma vaga na Assembleia, não respondeu até o fechamento da matéria. O DIARINHO não conseguiu contato com o vereador Milton Antônio da Silva (PSDB), pré-candidato a deputado federal.

Em Itapema, o vereador Adriano Pivotto (Podemos), postulante a uma vaga na Câmara Federal, vai seguir o mandato durante a campanha. As demais casas legislativas da região - Porto Belo, Bombinhas, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha e Barra Velha - não têm pré-candidatos às eleições, conforme informaram as assessorias.

REGIÃO


Situação de vereadores

18 pré-candidatos

7 ficam na câmara

4 saem

7 a definir

 

ITAJAÍ

Continua vereador:

Anna Carolina Martins (PSDB)

Maurílio Moraes (PP)

Osmar Teixeira (SD)

 

Se licencia

Marcelo Werner (PSC) f

– assume Rubens Pacheco (PSC), como vereador

– assume Rubens Angioletti (Podemos), como presidente

 

Não sabe

Otto Quintino (Republicanos)

Hilda Deola (PDT)

Chris Stuart (PSC)

 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continua vereador:

Marcos Augusto Kurtz (Podemos)

Anderson Santos (Podemos)  f

 

Se licencia

Marcelo Achutti (MDB) – assume Nena Amorim f

Lucas Gotardo (Novo) – assume Naifer Neri

Arlindo Cruz (PSD) – assume Dani Serpa

 

Não sabe

Eduardo Zanatta (PT)

 

CAMBORIÚ

Continua vereador

Josué Pereira (MDB) f

 

Se licencia

Marcio Antônio Pereira (PSDB)

Andréia de Souza Machado (MDB) – não respondeu

Milton Antônio da Silva (PSDB) – sem contatO

 

ITAPEMA

Fica:

Adriano Pivotto (Podemos) f

 

Câmaras sem pré-candidatos:

Porto Belo, Bombinhas, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha, Barra Velha

 

Últimos prazos dos partidos:

05 de agosto – fim das convenções partidárias

15 de agosto – último dia pra registro de candidaturas

16 de agosto – início oficial da campanha eleitoral

26 de agosto – início da campanha em rádio e TV

1º de outubro – fim da campanha eleitoral




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.207.157.152

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira



Podcast

Inflação e alta na taxa de juros

Publicado 06/08/2022 14:47



Especiais

Saúde

Salsicha, hambúrguer e nugget: pesquisa identifica agrotóxicos em alimentos

famoso

Garçom há 30 anos, Claudinho ama BC

Diversidade religiosa

Mestre Marne quebrou tabus para defender a fé nos orixás

conexão

Networker aproxima Balneário Camboriú das celebridades

Sem medo do trabalho

Dona Terezinha toca uma confecção aos 84 anos



Blogs

A bordo do esporte

Seleção Brasileira de Vela inicia treinos para SSL na Suíça

Blog do JC

Isaque Borba

Blog Doutor Multas

Desentupidora de pia em Moema: chegada rápida, orçamento sem compromisso e garantia no desentupimento

Blog do Ton

O Segredo dos Tubarões

Blog da Ale Francoise

Inclua inhame no seu dia!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Gabriela Kelm do Nascimento

“A maioria entende que o calçadão da Hercílio Luz deve permanecer porque foi um ganho para a cidade ”

Normélio Weber

"O Hermeto Pascoal vai estar ali. O Toquinho vai estar aqui. O Brasileirão, de Curitiba... Vai estar Chico César...”

Cláudio Werner

“O nosso clube é um formador de atleta olímpico”

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação